Releases
02/10/2018 14:12

Nutrólogo explica sobre a predominância da anemia no Brasil


São Paulo--(DINO - 02 out, 2018) - O médico nutrólogo Dr. Alexander Gomes de Azevedo participou da 22ª edição do Congresso Brasileiro de Nutrologia, que aconteceu entre 27 e 29 de setembro de 2018, em São Paulo, na ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Na ocasião, apresentou o trabalho científico "Programa de detecção da anemia em alunos e funcionários de uma escola pública na cidade de São Paulo/SP".

Nesse trabalho, que foi realizado em março de 2018 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Adhemar de Barros, ficou demonstrado que a anemia não está controlada, sendo considerado um problema de saúde pública no município de São Paulo, um dos mais ricos do Brasil.

Para o especialista, um programa para detectar e tratar anemia em crianças e adultos é de fundamental importância para melhorar a saúde e a qualidade do ensino nas escolas públicas municipais. Afinal, não adianta você proporcionar o melhor ensino para uma criança que vai ter dificuldade de aprendizagem por conta da anemia.

ANEMIA NO BRASIL

No Brasil, as taxas de prevalência variam, podendo chegar a 70%, dependendo da região e do nível socioeconômico da população estudada.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), podemos classificar a significância populacional da prevalência de anemia como:

- Normal ou aceitável (abaixo de 5%);
- Leve (de 5 a 19,9%);
- Moderada (de 20 a 39,9%);
- Grave (maior ou igual a 40%).

ESTUDO REALIZADO PELO DR. ALEXANDER E APRESENTADO NO CONGRESSO

EXAMES:

Foram realizados 387 exames para avaliação da hemoglobina de sangue periférico com o aparelho Hemocue. Desses exames, 322 foram realizados em crianças de 6 a 14 anos de idade, e 65 em adultos ( 52 do sexo feminino e 13 do sexo masculino).

RESULTADOS:

CRIANÇAS COM ANEMIA

- Prevalência de anemia em 30,2% no grupo de crianças com idade entre 6 e 8 anos.

ADULTOS COM ANEMIA

- 27,7% (18 indivíduos), sendo maior a prevalência no sexo masculino (38,5%), do que no feminino (25%).

ALGUNS SINAIS E SINTOMAS PROVOCADOS PELA ANEMIA

Entre os alertas de que a pessoa está passando por um quadro anêmico estão a dificuldade de aprendizagem nas crianças, tonturas, fadiga e dores de cabeça, baixa produtividade no trabalho, assim como depressão. Foi detectado, portanto, um relevante número de anemia em crianças e adultos da EMEF Prefeito Adhemar de Barros, no município de SP. Ou seja, um dos lugares mais ricos do País também é um dos que mais apontam a anemia na população.

PROJETOS SOCIAIS PARA A MELHORA DESSE QUADRO

Durante a Expo Cristã, a maior feira da América Latina de produtos e serviços para o pública evangélico, foram apresentados os projetos sociais "Brasil Nutrido - Crianças Carentes" e "Brasil Saudável - Idosos".

A feira aconteceu no Palácio de Exposições do Anhembi (São Paulo) e o Instituto Anna Aslan (IAA), do qual Alexander é diretor, participou em um stand juntamente ao Jethro International (Diplomacia Civil), Associação Brasileira dos Delegados da Polícia Federal e Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) .

"Além do lançamento dos projetos, fizemos o exame de Densitometria Óssea para detectar perda de massa óssea e exames para anemia com o aparelho da empresa Israelense CNOGA, demonstrando como seria o trabalho social nos asilos para os idosos carentes, o Brasil Saudável", explica o nutrólogo.

Segundo ele, quem ajuda esse projeto social também ganha em sua casa um "Super Mix de Nutrientes" com nanotecnologia para melhorar a sua saúde e a dos seus filhos. Isso porque a deficiência de nutrientes na alimentação não acontece apenas com os menos favorecidos.

"Todas as crianças, independentemente da classe socioeconômica, precisam desse suplemento para prevenir doenças. Segundo nossas pesquisas, mais da metade das crianças que estudam na escola pública têm apenas uma refeição por dia: aquela que é dada na escola. Isso pode levar à anemia, que atinge até 70% das nossas crianças, prejudicando seu desenvolvimento físico e mental", ressalta.

E o nutrólogo vai além: "As crianças podem ter anemia por comerem mal (como fast-food, doces, refrigerantes etc.) ou por não terem o que comer". Por isso, o Projeto Brasil Nutrido vai atacar de frente esse problema, doando um suplemento de ponta da ciência nutricional para crianças carentes de escolas e instituições que lidam com a infância, suprindo, assim, essa grande lacuna nutricional.

BRASIL SAUDÁVEL

A população brasileira está envelhecendo e quem mais sofre com isso é a população mais carente, que não tem assistência à saúde. Por esse motivo, o IAA propõe um trabalho de detecção, prevenção e tratamento de doenças silenciosas. Entre elas estão a anemia, a hipertensão arterial e a perda de massa óssea (osteopenia e osteoporose), além do sobrepeso e obesidade, que são responsáveis pela piora da qualidade de vida dos idosos e podem levar à morte.

Depressão, demência, Alzheimer, cansaço, derrames, infartos, diabetes, dores articulares, fraturas espontâneas e alguns tipos de câncer são algumas doenças relacionadas com a má alimentação e ao processo de envelhecimento. "Faça sua doação e nos ajude a cuidar da saúde de idosos. Em retribuição, ajudaremos a cuidar da saúde da sua família", convida Gomes.

Ajudando a esse projeto social você doará um suplemento nutricional com nanotecnologia para um idoso carente e poderá ganhar em sua casa o mesmo suplemento nutricional, cuidando também da sua família.


Website: http://www.institutoaa.org.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso