Releases
31/08/2018 18:51

Educação e arte se unem pelo desenvolvimento sustentável


São Paulo - SP--(DINO - 31 ago, 2018) -

Dados do Censo da Educação Básica de 2017, divulgadas pelo MEC, mostram que o país tem 48,6 milhões de alunos. Eles estão matriculados em 184,1 mil escolas (83% são públicas) - da educação infantil ao ensino médio. As matrículas do ensino básico e médio tiveram queda em 2017, a exemplo dos três anos anteriores. Há, no país, cerca de 1,5 milhão de jovens de 15 a 17 anos fora da escola.

Em 2017, foram registradas 27.348.080 matrículas no ensino fundamental. O número é menor que as 27.691.478 computadas no ano anterior. O último ano do fundamental contribui especialmente para essa queda. Somente de 2013 a 2017, as matrículas no 9º ano do ensino fundamental caíram 14,2%.

Com a baixa no último ano do fundamental, há reflexos na quantidade de matrículas no ensino médio e menos estudantes chegam aos últimos anos da escolarização. Em 2017, foram 7.930.384 de matrículas contra 8.133.040 no ano anterior. Atrelado a isso, a evasão escolar nessa fase da escolarização chega a 11,2%.

Por outro lado, a formação de professores de arte e de artistas dos diferentes segmentos, no Brasil, ainda é restrita. E a conexão da atividade artística numa abordagem interdisciplinar encontra resistência. A especialista no tema, Ana Mae Tavares Bastos, sustenta que “arte não é apenas básica, mas fundamental na educação de um país que se desenvolve. Arte não é enfeite. Arte é cognição, é profissão, é uma forma diferente da palavra para interpretar o mundo, a realidade, o imaginário. E como conteúdo, arte representa o melhor trabalho do ser humano”.

Entende-se que a arte não é apenas socialmente desejável, mas necessária para a vida humana. E que a aprendizagem não é apenas um processo de aquisição de conhecimentos, conteúdos ou informações. É um processo de aquisição e assimilação de novos padrões e formas de perceber, ser, pensar e agir. Aprendizagem implica em mudança de comportamento, que leva os alunos a serem sujeitos críticos, criativos, inovadores, reflexivos, autônomos e independentes.

Transformar sonho em realidade

Em contraposição às dificuldades de se conjugar educação e arte no processo de ensino-aprendizagem, a artista plástica Beatriz de Carvalho, reconhecida no Brasil e no Exterior, entusiasta de causas relevantes, firmou parceria com o reconhecido Projeto Âncora. Objetivo: alavancar os meios para a execução do projeto “Em busca de um novo mundo”. Por um lado, o Projeto Âncora focado na área educativa e cultural. Por outro, o projeto “Em busca de um novo mundo”, inspirado nas 34 telas em batik de Beatriz de Carvalho.

A parceria busca materializar o sonho de se criar uma peça teatral elaborada inteiramente pelas crianças. Desde o roteiro, passando pelas músicas, cenário e figurino, o sujeito do processo são os alunos. E esse sonho em realização projeta um ano de oficinas de artes, dança, música e textos. Educação e Arte se encontram, com sucesso, no processo de ensino-aprendizagem.

O projeto envolve crianças, jovens, criatividade, sonho e imaginação. Possibilita a experiência marcante e multidisciplinar, no universo lúdico da aprendizagem. E na formação cidadã. Ambas as instituições estão empenhadas na entrega, às novas gerações, de um mundo novo e possível: economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.

A ideia da parceria decorreu de uma série de atividades artísticas voluntárias que Beatriz de Carvalho já realiza com os estudantes do Projeto Âncora. Criação artesanal dos figurinos e do cenário do musical “Em busca de um novo mundo” constitui atividade com objetivo bem claro: criar um espetáculo com grande apelo plástico e lúdico, viabilizado com recursos incentivados da Lei Rouanet e do ProAC junto à iniciativa privada.

Perfil - Projeto Âncora

Associação Civil beneficente, filantrópica, educativa e cultural, de fins não econômicos e não lucrativos, fundada em 1995. Sustenta que a educação é a maneira mais potente de promover o Desenvolvimento Social. Daí a equação que sintetiza a essência do Projeto Âncora: ONG + Escola + Comunidade de Aprendizagem = Transformação Social.

Surgiu determinada a melhorar a realidade de crianças e adolescentes de baixa renda em Cotia (SP) e região, por meio de experiências educacionais, culturais, artísticas e esportivas. Além disso, implementar programas como creche, educação infantil, oficinas e cursos profissionalizantes.

Instituição já beneficiou mais de seis mil crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, nos municípios de Cotia, Osasco, Carapicuíba, São Paulo, Embu das Artes. Ao longo da sua atividade, o Projeto Âncora conquistou projeção e reconhecimento no âmbito nacional e internacional, inclusive junto à NASA.

Ocupa terreno de 12.000 m² em Cotia e dispõe de infraestrutura com salas de aprendizagem, laboratórios, quadra de esportes, circo, biblioteca, cozinhas, pista de skate, refeitório, hospedaria, assim como áreas verdes, arborizadas com frutíferas, canteiros de ervas e horta.

Perfil - Beatriz de Carvalho

Carreira bem-sucedida, construída por mais de 50 anos, artista nasceu em Porto Alegre (RS) em 1944. Ainda menina, família se transfere para a Suíça. Retorna ao Brasil em 1960, depois de passar por escolas em Berna e Friburgo e participar de exposição coletiva na Escola Brilhant. De volta à Suíça, faz cursos de desenho, batik e técnicas de esmaltação em metal, na Basileia.

Retorna ao Brasil em 1966 e desenvolve trabalhos relevantes, especialmente para a indústria têxtil. Muda-se para a Itália em 1988, onde permanece por 9 anos. Nesse período, estuda e participa de vários eventos que a projetaram no mundo artístico internacional.

Desenvolveu diferentes formas e técnicas de linguagem. Colocou seu conhecimento e sensibilidade a serviço da moda, pintura, escultura e joias. Vivências significativas, na Suíça e na Itália, juntaram-se a outros trechos do seu percurso. E definiram estilo e conteúdo de sua obra.

As coletivas e individuais de Beatriz de Carvalho aconteceram aqui e em países como EUA, Itália, França, Suíça e Alemanha. Entre seus projetos mais recentes, destaque para o Em Busca de um Novo Mundo, com exposição histórica da artista no MuBE, em 2014, e inspiração para a edição de um livro infantojuvenil, com texto do publicitário Luis Augusto Cama. E agora, é objeto e motivador da parceria firmada com o Projeto Âncora.



Website: http://www.beatrizdecarvalho.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso