Releases
05/12/2017 13:47

Coordenadora e professora da rede pública conta como diminuiu suas tarefas burocráticas transformando sua rotina pedagógica


São Paulo, SP--(DINO - 05 dez, 2017) - O profissional de educação sempre está estudando, sempre buscando informação. Claro que a internet é uma grande aliada nessas horas. Foi fazendo uma busca específica para educação infantil que a Paula Borba professora e coordenadora - sim! muitas dessas profissionais fazem jornada dupla em escolas diferentes - encontrou o naescola.eduqa.me, blog referência no assunto mantido pela plataforma Eduqa.me. Conversamos com a Paula Borba sobre como ela enxerga as mudanças na educação, o papel do coordenador e seus desafios e também sobre a tecnologia como auxiliadora nesse processo.
Confira:

E: Paula, uma coisa que sempre penso é sobre a primeira vez na coordenação. Conta pra gente como foi essa estreia e descoberta da profissão na prática.
A minha primeira experiência de coordenação foi em 2011, na cidade de Porto Alegre. Foi uma experiência um pouco diferente, pois eu não estava diretamente dentro dessas Escolas, era uma coordenação de Escolas Aliadas e a frequência era de 1 a 2 vezes por semana. Mas tarde, nesse mesmo ano, assumi o concurso em Uruguaina e foi então que tive uma real experiência sobre o que é a coordenação.
Confesso que inicialmente não sabia muitas coisas, mas tive muito apoio da coordenadora local e foi onde eu comecei a trilhar meus primeiros passos enquanto coordenadora. Hoje meu grande desafio é que o grupo entenda que não estou ali para cobrar, mas para colaborar na construção do planejamento.
Aqui em Uruguaina sei que temos uma bela caminhada na Educação Infantil. Já participamos de vários projetos, como por exemplo o Avisa lá, e outros tantos estudos de como desenvolver planejamento e registros. Desse lado teórico estamos bem adiantados; As colegas têm boa base teórica e as crianças recebem uma quantidade relevante de atividades, mas quando entramos em contato com a Escola, participando ativamente desse processo, nem todo mundo tem a mesma caminhada, nem todo mundo pensa da mesma forma. E lidar comisso é um superdesafio.
Fazer com que todos, independentemente do seu processo e origem, caminhassem em busca do mesmo objetivo; a criança. Com o tempo tenho percebido que isso vem se modificando, mas ainda temos bastante trabalho pela frente. Há sempre algo para aprender e buscar e eu estou sempre buscando inovação para trazer para a Escola. Recentemente adotamos a Plataforma Eduqa.me, uma ferramenta que ajuda o processo nos planos, registros e relatórios escolares, e está sendo uma experiência incrível. Estou apresentando a ferramenta para minhas professoras e tenho certeza que vamos avançar ainda mais nesse processo.

E: Agora que me conta com seu olhar experiente, hoje, para você, o que mudou?
Hoje já consigo dizer que tenho uma base sólida, que consigo fazer com que elas participem, que elas entendam quais são as necessidades e o processo educativo dentro da Escola na Educação Infantil e as colegas também estão sempre dispostas a aprender, o que é bem importante, pois sozinho a gente não trabalha.
Estamos conseguindo, aos poucos, fazer com que se modifique a Educação Infantil, principalmente nas etapas de Creche que até há pouco tempo era assistencialista. As professoras não tinham muito o hábito de fazer atividades com objetivos e estratégias sobre o que vão desenvolver com as crianças. Agora esse cenário muda e a tendência é trilhar uma caminhada desenhada e pensada para a criança e não para o adulto. Mas nada disso seria possível se a gente não conseguisse observar o que está acontecendo em sala de aula, turma por turma, criança por criança.

E: Qual sua maior dificuldade, como você lida com isso?
Sem dúvidas; devolutivas de planejamento. Como as professoras já tinham data e horários definidos, quando eu ia fazer a análise de diários, projetos e atividades que elas construíam eu tinha um pouco de dificuldade de falar sobre as questões que elas deveriam modificar. Mas hoje isso já foi sanado e já temos um papo mais aberto e estamos alinhadas, então elas entendem a minha solicitação e o porquê das mudanças e os comentários. E não é uma questão de estar errado ou não, mas sim de somar ao trabalho que está sendo feito e também estar alinhado nas necessidades da criança e na linha pedagógica da Escola.

E: Quais dificuldades existem para fazer toda essa sua rotina, pois vocês geram muitos documentos, como você resolve na sua escola?
Inicialmente a minhas dificuldades nasceram como professora. Eu tinha grandes complicações para guardar todos aqueles registros e também não sabia como eu poderia datá-los. E quando você senta e vai fazer as perguntas começam a aparecer: "Como que a gente concentra tudo em um único lugar? Como sei que essa foto é do daquele dia específico?"
É bem complicado, pois toda riqueza do nosso trabalho está ali registrado mas ninguém consegue ver e nem analisar. Tudo fica na nossa cabeça e muitas vezes não conseguimos mostrar todo trabalho e avanço que estamos fazendo. Por isso vejo a Eduqa.me como uma grande ajuda para a organização da vida do professor, principalmente porque ela foi criada exatamente para esse fim e não é algo adaptado. Estou trabalhando agora com os planejamentos, registros e relatórios porque quero concentrá-los todos em um único lugar. Com os dados prontos eu vou acelerar meu processo de devolutiva, os registros ficam reunidos e consigo buscá-los de forma simples. Todos ganham, principalmente as crianças pois a gestão pedagógica é uma das principais ações dentro de uma escola para reorientação das práticas.

E: E se você fosse dar um conselho para as Escolas que começam a lidar com dados na Escola agora, qual seria?
Primeira coisa é organizar a agenda com os professores, alinhar as expectativas e depois procurar ferramentas ideais e intuitivas para auxiliar a coordenação nessa tarefa. Pesquisei algumas e encontrei a plataforma Eduqa.me. Estou usando e ela me ajuda em todas as etapas da documentação pedagógica, além de me alimentar sobre novidades e atividades na Educação Infantil.
E não desistam. Registrem, registrem, registrem toda e qualquer atividade! Só assim vamos conseguir olhar para o que está sendo feito e mudar se necessário.

Website: http://www.eduqa.me

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso