Releases
05/12/2017 12:14

Turismo de negócios cresce no Brasil e empresas buscam economizar nas viagens


Belo Horizonte, MG--(DINO - 05 dez, 2017) - Apesar da crise no país, o turismo de negócios segue apresentando crescimento no Brasil. No primeiro semestre deste ano, as vendas e transações realizadas pelas empresas do setor foram 9,12% superiores ao número registrado no mesmo período de 2016, de acordo com dados divulgado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Segundo o levantamento, de janeiro a junho de 2017, as viagens corporativas movimentaram cerca R$ 5,51 bilhões.Em Minas Gerais, uma empresa que tem se destacado nesse segmento de mobilidade corporativa é a BTM Corporate, que, nos últimos três anos, registrou aumento de 35% no faturamento e ampliou o número de clientes em 60%. De acordo com Eduardo Vasconcellos, um dos sócios da BTM, a empresa se assemelha a uma agência de viagem, mas o modelo de negócio é bem diferente. "Somos uma empresa que, além do operacional, ajudamos o cliente a reduzir os gastos com as viagens dos funcionários, fazemos elaboração das políticas de viagem, gestão de custos e práticas." Ele acrescenta que "um dos maiores desafios para as empresas que precisam promover viagens de seus funcionários com frequência é ter um controle maior sobre os preços das passagens, hotéis, refeições e transportes durante esses deslocamentos a trabalho". Vasconcellos ressalta que, mesmo em tempos de teleconferências, as viagens corporativas ainda são necessárias para os negócios de diversas empresas no Brasil e exterior. "O 'face a face' continua sendo, em muitos casos, a relação mais eficiente para fechar um negócio. Acontece que, em épocas de arrocho financeiro, toda informação que possibilite identificar desvios, controlar e reduzir os custos de uma organização são bem-vindos", explica.Vasconcellos lembra que normalmente viagens a lazer são planejadas e possuem maior flexibilidade em comparação às viagens a trabalho. "Em geral, quem viaja a lazer procura pacotes com antecedência e a flexibilização de um ou dois dias não inviabiliza o programa. Já para quem viaja a trabalho, a flexibilidade ou antecedência nem sempre são possíveis. Uma passagem comprada em cima da hora pode custar 300% a mais que uma compra planejada", comenta o diretor da BTM. Vasconcellos ressalta que, com o conjunto de soluções corporativas oferecidas pela empresa, é possível reduzir os custos de viagens de uma empresa em até 40%.Nesse caso, a BTM Corporate apresenta diversas vantagens que possibilitam a gestão dos custos on-line e em tempo real. Por ser uma empresa especializada em gestão de viagens, de despesas e de transportes, desenvolveu um aplicativo próprio que compara, em tempo real, os preços de empresas de transportes. Dessa forma, o profissional pode escolher aquela mais rápida ou mais econômica no exato momento em que precisar. A BTM também produz um sistema personalizado para cada tipo de cliente, que consegue acompanhar e controlar o orçamento de viagens da empresa. Por meio de relatórios interativos e atualizados em tempo real, a BTM apresenta o comportamento dos gastos e o quanto está sendo economizado ou gasto desnecessariamente. "Em alguns meses, a redução é bem maior. Geralmente, avaliamos com o cliente essas questões que podem estar relacionadas com a política de viagem, o número necessário para aquele mês, entre outros", explica Vasconcellos. Ele também ressalta que o turismo corporativo representa 80% dos usuários de aviões, hotéis e restaurantes, sendo o que que mais gera empregos e renda para o país. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte são as mais visitadas. Além disso, a maior parte dos estrangeiros vêm ao Brasil mais para fins corporativos que de lazer. O turismo corporativo possui um "tíquete médio" três vezes maior que o de lazer (supera os US$ 300 por dia).A maior parte dos estrangeiros vão para São Paulo, considerada a líder brasileira em mobilidade corporativa. "Afinal, em uma cidade que realiza um evento a cada seis minutos, recebe mais de 13 milhões de turistas por ano e cuja estimativa é receber até o final deste ano mais de 8 milhões de profissionais a negócios, é crucial ter um bom planejamento para evitar gastos desnecessários."A BTM Corporate oferece em seu portfólio plataformas de alta tecnologia para solicitação e gerenciamento de viagens e transportes urbanos. Dispõe ainda de aplicativos que permitem aos viajantes registrar as despesas durante sua viagem e prestar contas sem recorrer aos processos manuais de reembolso.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso