Releases
30/05/2018 17:19

Frio traz riscos para os olhos e exige cuidados para proteger a visão


CURITIBA--(DINO - 30 mai, 2018) - A chegada do frio exige um cuidado maior com doenças que podem comprometer a visão. O alerta é da equipe de oftalmologistas do Hospital do Olhos no Paraná (HOP). Segundo eles, nesta época do ano, tornam-se comum alergias e infecções oculares como conjuntivite, herpes, síndrome do olho seco e até mesmo glaucoma e catarata, devido ao uso indiscriminado de medicamentos.

Para pacientes mais propícios a alergias, as crises ocorrem devido à grande quantidade de ácaro presente em cobertores e roupas de inverno que estão guardados há muitos meses. Para que isso não ocorra, os oftalmologistas do HOP indicam para lavar cobertores, agasalhos e ainda manter janelas abertas durante um período do dia para fazer a ventilação da casa.

Conjuntivites

As conjuntivites também são comuns com a chegada do frio. Isso porque a infecção viral causada pelo adenovírus provoca gripe e infecções respiratórias. Esses fatores fazem baixar a imunidade, provocando condições tais como a conjuntivite, geralmente em pacientes já gripados.

Oftalmologistas do HOP alertam para os sintomas como intensa coceira nos olhos, vermelhidão, inchaço das pálpebras e fotofobia (aversão à luz). A baixa imunidade acarreta ainda no aparecimento de herpes. Especialistas explicam que o mesmo herpes que provoca uma lesão labial pode causar uma recidiva ocular.

Cuidados
Entre os cuidados de prevenção é preciso lavar as mãos com frequência e evitar o contato com o nariz, boca e olhos. Essas medidas previnem as irritações comuns nessa época do ano. É preciso ainda cuidar com a automedicação, ato comum que aumenta pelo motivo dos pacientes acreditarem que para o alívio da irritação os colírios à base de corticoide são a solução. Oftalmologistas do HOP advertem que essa prática sem uma supervisão de um oftalmologista pode trazer riscos à saúde.

Website: http://www.hospitaldeolhosdoparana.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso