Releases
04/10/2017 13:10

Grupo Ambipar investe em mercado Cleantech


São Paulo, SP--(DINO - 04 out, 2017) - O segmento de mercado das empresas de tecnologia que oferecem soluções nas áreas de eficiência energética, gerenciamento de resíduos, energia renovável, mobilidade e recursos hídricos tem uma demanda cada vez mais forte no mundo.

Os dados de investimentos confirmam isso. De acordo com o Cleantech Group, de 2013 a 2015 o volume de investimentos anual de Venture Capital em cleantechs saltou de US$ 8 bi para US$ 12,1 bi, um crescimento de 51,2%.

O Grupo Ambipar, pioneiro no segmento ambiental no país, vislumbrando oportunidades no setor anunciou a compra de 51% das ações da cleantech GEDI, que passa a ser o braço de pesquisa e desenvolvimento de projetos de Valorização de Resíduos e Inovações do Grupo.

Em seis anos de operações, a startup que passa a fazer parte do Grupo, já ganhou 29 prêmios de inovação e tem oito patentes de produtos nacionais e internacionais registradas. Entre os projetos desenvolvidos pela empresa, está a criação do app CarbonZ, que calcula o número de árvores que as pessoas e os responsáveis por indústrias e eventos devem plantar para compensar a quantidade de gás carbônico eliminado no meio ambiente.

Além do app, outro projeto de destaque foi a formulação da Ecotinta, uma tinta ecológica que é produzida a partir do Lodo de Estações de Tratamento de Água (ETA). O resíduo que é conhecido como Lodo de ETA possui um alto custo de disposição em aterros. É estimado que somente no estado de São Paulo são gerados mais de 35.000 t/ano desse passivo. O volume elevado gerado e a má disposição representam de 30 a 50% dos custos operacionais de uma ETA. Custo que acaba sendo repassado aos consumidores finais.

Ao encontrar uma nova finalidade para materiais que iriam para descarte, além de evitar possíveis danos ao meio ambiente, a empresa consegue gerar novas fontes de receita para a indústria e até mesmo a possibilidade de ampliação de portfólio. Toneladas de resíduos que antes seriam dispensados, passam a receber uma nova utilidade.

"É possível reduzir os custos com a disposição de resíduos e gerar receitas a partir da reciclagem dos materiais e valorização destes resíduos que iriam para descarte convencional. Agora, aliamos a agilidade de uma startup a toda uma estrutura pronta para atender ao mercado, com laboratórios e equipamentos de ponta", destaca Gabriel Estevam Domingos, fundador da startup.





Website: http://www.grupoambipar.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso