Política
27/06/2018 17:02

Em busca do eleitorado feminino, Meirelles muda estratégia e sobe tom contra Bolsonaro e Ciro


Brasília, 27/06/2018 - O pré-candidato do MDB à Presidência, Henrique Meirelles, decidiu adotar tom mais agressivo contra os adversários Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT), na tentativa de conquistar principalmente o público feminino. Um vídeo da campanha de Meirelles que será postado amanhã, dia 28, nas redes sociais, exibe cenas de violência verbal de Bolsonaro contra mulheres, além do destempero retórico de Ciro.

A estratégia foi desenhada para expor fragilidades e polêmicas dos dois rivais de Meirelles, com o objetivo de mostrar os riscos de o eleitorado apostar naquilo que a campanha do MDB chama de "aventura" nas eleições de outubro.

O vídeo recupera um episódio de 2013, quando Bolsonaro xingou a deputada Maria do Rosário (PT-RS) de "vagabunda", no Salão Verde da Câmara. Líder nas pesquisas de intenção de voto, o deputado é réu por incitação ao crime de estupro. Foi denunciado pelo Ministério Público por dizer à petista, em 2014, que ela não merecia ser estuprada porque era "muito feia".

Em outra cena do filme, Bolsonaro aparece irritado em uma entrevista coletiva. "Você é uma idiota. Você é uma analfabeta", diz ele a uma jornalista.

Ciro, por sua vez, é apresentado como um político de temperamento explosivo e incontrolável. "O Lula é um merda", afirma o pré-candidato do PDT na gravação, em referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi ministro.

Mais confronto. Com apenas 1% das intenções de voto, Meirelles faz agora um movimento de ataque para se diferenciar na corrida eleitoral. No Palácio do Planalto, auxiliares do presidente Michel Temer avaliam que o ex-titular da Fazenda precisa vestir o figurino de candidato, subir o tom e mostrar não ter medo do confronto.

Em conversas reservadas, dirigentes do MDB afirmam que Meirelles tem prazo até meados de julho para crescer. A candidatura do ex-chefe da equipe econômica ainda precisa passar pelo crivo da convenção do MDB, que ocorrerá no fim de julho ou início de agosto.

Pesquisas encomendadas pela campanha emedebista revelam que, a menos de quatro meses da eleição, as mulheres são as mais indecisas sobre o voto e têm mais resistência a Bolsonaro. As sondagens também mostram que Ciro, muitas vezes, é associado à imagem de machista.

A equipe de Meirelles pretende explorar esses pontos dos adversários e, ao mesmo tempo, exibir o ex-ministro da Fazenda como um homem de diálogo e "experiência". O vídeo faz questão de "humanizar" o pré-candidato do MDB, que aparece na companhia da família, de amigos e dos seus cachorros.

"Este ano tem eleição para presidente. Em qual tempo está o candidato em que você está pensando em votar?", pergunta um locutor em off, no filme que traz a hashtag #ChamaOMeirelles. Em seguida surgem outras indagações, entremeadas por cenas constrangedoras para Bolsonaro e para Ciro. "No tempo do preconceito? No tempo de quem acha que ainda se ganha no grito?", provoca o narrador. (Vera Rosa - vera.rosa@estadao.com)
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