Política
08/12/2022 12:05

Tarcísio: Brasil será a bola da vez para atrair investimentos se acionar alavancas corretas


Por Giordanna Neves e Amanda Pupo

São Paulo e Brasília, 08/12/2022 - O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou há pouco que o Brasil é a “bola da vez” para atrair capital estrangeiro e ampliar investimentos em infraestrutura. O acionamento das "alavancas corretas", como aprovação de uma reforma tributária, são, segundo ele, pontos fundamentais para garantir êxito na pauta.

De acordo com o governador eleito, a atração de investimentos estrangeiros passa pela simplificação tributária, término da guerra fiscal, além do alívio tributário sobre investimentos e bens de capital. Tarcísio também citou que o Brasil precisa avançar na melhoria de financiamento, na migração paulatina do "corporate finance para o project finance" e na aprovação da lei de debêntures, com a possibilidade de emissão de debêntures em moeda estrangeira.

“Isso abre avenida para trazer novos recursos”, defendeu Tarcísio, citando ainda a necessidade de priorizar a agenda ambiental para atração de fluxos financeiros atrelados à pauta verde. O governador eleito participa do evento de lançamento em Brasília do Move Infra, movimento empresarial que reúne CCR, Ecorodovias, Rumo, Santos Brasil e Ultracargo.

Durante sua fala, Tarcísio voltou a dizer que a aliança entre investimento privado e público passa pela desvinculação de receitas. O orçamento engessado, segundo ele, trava investimentos e restringe a capacidade de decisão do gestor. A solidez fiscal e o compromisso com a solvência também foram citados por ele como ponto relevante para atrair ou repelir capital estrangeiro.

Contato: giordanna.neves@estadao.com; amanda.pupo@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso