Política
05/12/2019 20:10

Live/Bolsonaro: Vai demorar (efetivação do Mercosul-UE); sai até ano que vem ou final do outro


Por Pedro Caramuru e Daniel Galvão

São Paulo, 05/12/2019 - O presidente Jair Bolsonaro, em transmissão ao vivo há pouco pelo Facebook, comemorou os resultados da reunião do Mercosul, realizada em Bento Gonçalves (RS), com os líderes nacionais do bloco econômico. "Demos mais um passo para a efetivação do nosso acordo entre o Mercosul e a União Europeia", afirmou Bolsonaro.

"É a pressa, que nós temos, de cada país aprovar esse acordo e, nós, o mais rápido possível. Vai demorar ainda, talvez até o final do ano que vem ou final do outro ano, mas vamos implementar esse acordo." Bolsonaro também voltou a tratar do aumento do preço da carne por conta de acordos de exportação para a China e descartou o tabelamento de preços.

O presidente celebrou a divulgação dos dados do PIB que apontaram melhora de 0,6% no último trimestre em relação ao anterior. "O PIB nosso é uma surpresa pros economistas", disse. Bolsonaro também voltou a sinalizar a redução da taxa básica de juros.

"Ontem a Bolsa de Valores bateu novo recorde, 110 mil pontos, o risco-Brasil continua caindo, a taxa de juros - é uma tendência - todo mundo tá apostando que vai cair de 5 para 4,5%. Nunca se viu uma taxa de juros tão baixa no Brasil. Isso é bom! É sinal que estão confiando", afirmou. "Ano que vem vamos pagar menos R$ 100 bilhões com juros e encargo da dívida".

Pisa

Sobre os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes que colocou o Brasil em 57º lugar entre 70 países que participaram, Bolsonaro disse que "a última prova (de avaliação) foi feita no início do ano passado". "Não tem nada a ver com o nosso governo. Nada. Zero. As notas foram péssimas. O Brasil continua muito mal", afirmou o presidente. "A gente não pode esperar que o Brasil vá pra frente com notas tão ruins no Ensino Fundamental. É horrível."

Flamengo

O presidente realizou a transmissão semanal ao vivo de dentro do carro enquanto se deslocava para ir assistir ao jogo entre Flamengo e Avaí pelo Campeonato Brasileiro e brincou: "Antes que falem alguma coisa, estou com o cinto de segurança. Tá ok?". O presidente ainda ironizou "O Flamengo já é campeão e o Avaí já está rebaixado. Ninguém vai torcer por nada lá. Não interessa qual o resultado lá, ninguém vai ganhar nem vai perder nada." e entre risos: "'Tô' dando uma de 'aquela presidente do passado'". Bolsonaro fazia menção indireta à declaração de Dilma Rousseff sobre a disputa à Presidência do PT em 2017 entre Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias. “Nem quem ganhar nem perder vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder”, disse Dilma na ocasião.

Contato: pedro.caramuru@estadao.com e daniel.galvao@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso