Política
06/09/2021 16:32

Casa Civil diz que seleção argentina não pediu exceção para que jogadores estivessem na partida


Por Pedro Caramuru

São Paulo, 06/09/2021 - O gabinete da Casa Civil informou nesta segunda-feira (6) que não recebeu nenhuma solicitação de exceção para que os jogadores da seleção Argentina de futebol pudessem participar de partida pelas Eliminatórias da Copa contra a seleção brasileira em solo nacional.

Ontem (5), partida entre os dois times foi interrompida, aos cinco minutos de jogo, por agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Polícia Federal. Segundo as autoridades, quatro atletas argentinos descumpriram medidas que visam impedir a disseminação da variante delta do novo coronavírus e mentiram sobre terem visitado países sob risco de contaminação pela corrente de mutação, em especial, o Reino Unido.

Em nota, a Casa Civil afirma que, após a entrada irregular dos jogadores argentinos no Brasil, coube à Anvisa cumprir a norma chancelada pelo Ministério da Saúde e notificar a Conmebol sobre a impossibilidade de atuação dos jogadores argentinos na partida.

Segundo o texto, cabe à Casa Civil, à Anvisa e ao Ministério da Saúde a análise de pedidos de entrada excepcional no país de pessoas oriundas do Reino Unido sem a devida quarentena prevista. Entre os exemplos, o órgão destaca a autorização dada em maio e junho a jogadores do futebol inglês. “No caso dos jogadores argentinos, cabe esclarecer que não houve qualquer solicitação de excepcionalidade anterior ao voo de entrada dos jogadores no Brasil, impossibilitando qualquer tipo de atuação da Casa Civil”, afirmou.

“Cabe esclarecer também que não compete à Casa Civil autorizar a entrada em campo de jogadores que já estejam no país e que não tenham cumprido as regras sanitárias brasileiras”, reforça.

Contato: pedro.caramuru@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso