Política
14/09/2022 13:04

Eleições 2022: Haddad defende agricultura familiar 'sem brigar com agronegócio'


Por Sofia Aguiar

São Paulo, 14/09/2022 - O ex-prefeito e candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) afirmou hoje ser "fã da agricultura familiar", defendeu fortalecer o setor, mas "sem brigar" com o agronegócio. "É importante produzir cana, produzir soja, suco de laranja, látex. Está tudo em ordem. Mas você não come látex, não come soja. O que você come é arroz, feijão, mandioca. E a produção per capita desses alimentos está caindo no Brasil", declarou, em sabatina à Rede Globo nesta quarta-feira (14)

"Nós temos terras. Será que a gente não pode pensar em produzir mais alimentos para baratear alimentos? Será que a gente não pode pegar áreas onde a produtividade é baixa porque a terra não é fértil e fazer fazendas de placas fotovoltaicas para produzir energia solar, energia eólica?", questionou. "Temos jeitos mais inteligentes de usar a terra."

Questionado sobre a reforma agrária e a presença do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), caso eleito, Haddad esclareceu: "Na cidade, tem que produzir moradia; no campo, tem que produzir alimento". Em sua avaliação, há "muita mitologia" em relação ao MST, mas prometeu que cumprirá a lei em relação à ocupação de terras.

Na sabatina, Haddad repetiu irá zerar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), caso eleito como novo governador. Segundo ele, isso deve gerar uma renúncia fiscal de cerca de R$ 1 bilhão a R$ 2 bilhões para o Estado "se for tudo feito do dia para a noite", pontua.

Haddad pontuou que a redução do ICMS se dará para as pessoas voltarem a comer carne no Brasil, mas pontua que também deverá haver um aumento de produção. Para ele, a renúncia fiscal será pequena para o Estado e se comprometeu a não aumentar a carga tributária. “Vou melhorar o crescimento econômico.”

Contato: sofia.aguiar@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso