Política
14/09/2022 12:31

Eleições 2022: Haddad defende criação de controladoria para evitar corrupção, caso eleito


Por Sofia Aguiar

São Paulo, 14/09/2022 - O ex-prefeito e candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), defendeu, em sabatina à Rede Globo nesta quarta-feira (14), a criação de uma controladoria para evitar possíveis casos de corrupção, caso eleito. Questionado sobre a corrupção em governos petistas, o ex-prefeito declarou que é preciso de um controle interno autônomo.

Segundo sua visão, escolher bem o time é “fundamental”, mas não basta. “Você precisa de um controle interno, não adianta só contar com o Ministério Público e o Tribunal de Contas”, pontua. A solução, para ele, seria a criação de uma controladoria com autonomia.

“Para funcionar, ela [controladoria] precisa ter uma lei que dê ampla liberdade ao controlador; o controlador tem que ter uma carreira debaixo dele de auditores, com ampla liberdade para investigar até o chefe do Executivo, seus parentes e secretários”, comenta. “Se for uma controladoria só para constar, ela não vai resolver o problema.”

Haddad argumenta que a controladoria criada no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu “muito pouco problema” nos Ministérios. “A governança das estatais é diferente, ela tem auditoria interna própria. No meu ponto de vista, essa legislação tinha que ser justamente aperfeiçoada, porque as estatais são empresas de capital aberto que têm auditoria própria. A controladoria funciona muito bem”.

Rejeição

O candidato também minimizou a alta rejeição que acumula na disputa para o governo estadual. Segundo ele, sua equipe está com uma política “muito propositiva" e avalia que os programas defendidos estão chegando à população. Haddad aproveitou também o suporte que a campanha petista soma e destacou o apoio de Geraldo Alckmin (PSB), Márcio França (PSB) e Marina Silva (Rede).

Na avaliação do ex-prefeito, a rejeição é “natural”. “Time grande sempre vai ter uma rejeição”, fazendo comparação com grandes times de futebol.

Contato: sofia.aguiar@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso