Política
23/03/2018 08:14

Temer inaugura projeto de irrigação e vai à ampliação de fábrica de automóveis no NE


Recife, 23/03/2018 - O presidente da República, Michel Temer, visita hoje cidades do Nordeste pela primeira vez desde que comentou publicamente a possibilidade de disputar um novo mandato. Com baixa popularidade, Temer vai nesta manhã a Xique-Xique, na Bahia, inaugurar um projeto de irrigação, e à tarde a Goiana, em Pernambuco, onde participará da ampliação da capacidade de produção de uma fábrica do grupo Fiat-Chrysler Automobiles.

As agendas vão de encontro a um objetivo político do presidente neste ano: mostrar o que considera avanços de seu governo, com a superação da crise econômica. Na agricultura, o projeto de irrigação incrementará a produtividade no semiárido baiano, enquanto na indústria automobilística pernambucana haverá aumento de empregos. Como mostrou o Estadão no domingo, Temer comunicou a seus colaboradores mais próximos que está decidido a tentar a reeleição e, ao longo da semana, relatou a empresários que avalia se candidatar. Publicamente, ele disse que "não é improvável" que dispute um novo mandato. Auxiliares do presidente avaliam que o fator popularidade não deve ser crucial para a decisão do emedebista. A desaprovação de Temer chegou a 94%, conforme pesquisa Barômetro Político Estadão - Ipsos divulgada ontem.

Em Xique-Xique, Temer inaugurará pela manhã das duas primeiras etapas do Baixio de Irecê, projeto de agricultura por meio da irrigação com águas do Rio São Francisco. No Povoado de Boa Vista de Santo Antônio. O projeto tem área de quase 60 mil hectares no semiárido baiano, com culturas de abacaxi, abóbora, algodão, banana, cana-de-açúcar, cebola, coco, mamão, melão, tomate, milho, melancia e uva.

Ao longo da implantação do perímetro de irrigação, o Ministério Público Federal abriu inquérito civil e fez recomendações à Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para que reduzisse o impacto socioambiental no povoado - cessasse a supressão de vegetação e integrasse ao projeto cerca de 800 famílias de 18 comunidades tradicionais do local, que estariam sendo afetadas pelas obras e poderiam correr risco de desaparecer do lugar, segundo a procuradoria. Eles vivem da criação de animais em fundo de pasto (gado, cabra e ovelha) e extrativismo de frutos (umbu) e mel de abelhas.

A fábrica que o presidente visitará em Goiana, na região metropolitana de Recife, é ponto de romaria de políticos desde a campanha eleitoral de 2014. Uma das mais modernas do País, ela recebeu a então presidente e companheira de chapa de Temer, Dilma Rousseff (PT), naquela ocasião. Agora, Temer foi convidado para a cerimônia de inauguração dos trabalhos ininterruptos da linha de produção.

A cerimônia vai marcar o início da operação da planta em três turnos, o que gera 1.500 empregos diretos, segundo a Fiat-Chrysler. A companhia ainda espera realizar mais contratações até o fim do ano.

Atualmente, a unidade produz 179 mil carros por ano e poderá atingir, com operação em três turnos, a capacidade máxima de 250 mil veículos. Dessa fábrica saem os modelos Jeep Compass e Renegade e Fiat Toro para o mercado nacional e exportação.

Além da cerimônia, Temer visitará a linha de montagem e se reunirá com o presidente mundial do grupo FCA, Sergio Marchionne, e o presidente para a América Latina, Stefan Ketter. É esperada a presença de uma comitiva de ministros. O titular da Fazenda, Henrique Meirelles (Fazenda), pré-candidato à Presidência da República, confirmou presença.

Após a visita à fábrica de carros, Temer ainda avalia conhecer a unidade de produção da estatal de medicamentos Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia), também em Goiana. (Felipe Frazão, enviado especial)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso