Política
06/06/2023 15:13

STF/Mendonça e Toffoli votam pelo arquivamento de denúncia contra Lira


Por Lavínia Kaucz

Brasília, 06/06/2023 - O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), mudou o voto proferido pelo relator anterior, Marco Aurélio de Mello, e votou para rejeitar a abertura de ação penal contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A 1ª Turma analisa recurso contra decisão que tornou Lira réu por corrupção passiva.

O ministro relator, Dias Toffoli, havia pedido vista em 2021 e liberou o processo na última quarta-feira. Segundo a votar, ele acompanhou o relator para acolher o recurso de Lira.

A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e envolve o recebimento de R$ 106 mil em troca de apoio político para a manutenção do então presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Em abril, a PGR recuou e pediu o arquivamento do processo.

Antes de Toffoli pedir vista, os ministros Marco Aurélio (aposentado, que era relator), Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso haviam votado para negar o recurso. Normalmente, Mendonça, que é sucessor de Marco Aurélio na Corte, não votaria no processo. Mas o colegiado entendeu que, como surgiram novos elementos desde então (como a mudança de posição da PGR), Mendonça poderia se manifestar e substituir o voto proferido pelo antigo relator.

Segundo a denúncia, um assessor parlamentar foi apreendido com R$ 106 mil em espécie quando tentava embarcar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Brasília. Ao ser detido, ele afirmou que a quantia pertencia a Lira. Com o desmembramento do inquérito, em razão da ausência de prerrogativa de foro no Supremo, a denúncia contra ele foi remetida para a 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

Contato: lavinia.kaucz@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso