Política
08/02/2021 14:54

O que diz o líder: Maia se viu isolado e perdeu o comando do processo, diz líder do DEM


Por Pedro Caramuru e Camila Turtelli

São Paulo, 08/02/2021 - O líder do DEM na Câmara, o deputado Efraim Filho (DEM-PB), avalia que o ex-presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), "ao tentar levar o partido para [o apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à sucessão] sem consultar a bancada sobre o que desejava, se viu isolado e perdeu o comando do processo".

"Era a sua sucessão, cabia a ele construir os consensos e conduzir o processo. Na democracia, maioria não se impõe, maioria se conquista", destaca Efraim em nota. De acordo com a liderança do bloco, o presidente nacional do partido, ACM Neto, buscou convencer os deputados a se alinharem com a intenção de Maia, mas diante da decisão adversa da maioria, buscou a neutralidade num gesto de respeito ao então presidente da Casa.

Nesta segunda-feira, em entrevista publicada pelo Valor Econômico, Maia acusa o presidente da sigla, ACM Neto, de ter entregue "na bandeja" ao Palácio do Planalto a cabeça dos apoiadores do bloco de centro-esquerda na disputa pela presidência da Casa. Maia disse também que deve deixar o partido. Sem dizer para onde irá, afirmou que irá para um partido de oposição.

Para Efraim, "na entrevista, Rodrigo tenta injustamente terceirizar a responsabilidade pela ruína do bloco, não faz sua autocrítica e nem assume a sua mea culpa". "É injusto colocar em nossa conta a derrota do seu candidato a sucessão. O Democratas não tem dono", ressalta.

Segundo o líder do bloco, a saída anunciada por Maia da sigla ajudará a pacificar o partido e dá mostras de que um ciclo "chegou ao fim".

Contato: pedro.caramuru@estadao.com e camila.turtelli@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso