Política
19/09/2017 10:53

Temer: necessitamos de mais ONU, que tenha cada vez mais legitimidade e eficácia


Nova York, 19/09/2017 - O presidente Michel Temer abriu hoje a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) ressaltando que a instituição tem enfrentado muitos desafios e representa a possibilidade de um mundo mais justo, de paz e prosperidade, sem discriminação, opressão e miséria. "A ONU já se confirmou como espaço privilegiado para a construção desse mundo que almejamos. Construção que requer método e realismo, sem nunca perder de vista nossos ideais."

Historicamente, o Brasil sempre faz o discurso de abertura da Assembleia Geral, seguido pelos Estados Unidos. "Certamente necessitamos de mais ONU - e de uma ONU que tenha cada vez mais legitimidade e eficácia", afirmou Temer. Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez críticas à ONU, sobretudo à burocracia da instituição.

"Têm sido muitos os desafios enfrentados pelas Nações Unidas desde sua criação", disse Temer em seu discurso. "E sabemos todos que não se cumpriram plenamente as aspirações de seus fundadores." O presidente ressaltou que nos mais de 70 anos, a instituição continua representando a esperança. "Neste momento da história, de tão marcados traços de incerteza e instabilidade, necessitamos de mais diplomacia e negociação - nunca menos."

Temer defendeu a ampliação do Conselho de Segurança, como uma forma de ajustá-lo "às realidades do século 21". "Recusamos os nacionalismos exacerbados. Não acreditamos no protecionismo como saída para as dificuldades econômicas - dificuldades que demandam respostas efetivas para as causas profundas da exclusão social", disse ele. (Ricardo Leopoldo, correspondente - ricardo.leopoldo.@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso