Política
11/09/2018 20:45

Ibope: Bolsonaro cresce após ataque; Ciro oscila para baixo, Marina cai e Alckmin estaciona


São Paulo, 11/09/2018 - Logo após ser atacado com um golpe de faca no abdômen em Minas Gerais, o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) cresceu na preferência do eleitorado, conforme pesquisa divulgada pelo Ibope nesta terça-feira, 11. O candidato do PSL passou de 22%, no levantamento divulgado pelo instituto no último dia 5, para 26% das intenções de voto no primeiro turno da disputa. A pesquisa foi feita entre o último sábado, 8, e segunda-feira, 10. O ataque contra Bolsonaro ocorreu na quinta-feira anterior, 6.

O segundo lugar tem um empate técnico entre quatro candidatos. Ciro Gomes (PDT) oscilou de 12% para 11% e Marina Silva (Rede) caiu de 12% para 9%, empatando numericamente com Geraldo Alckmin (PSDB), que não se moveu na pesquisa. Fernando Haddad (PT), que foi confirmado nesta terça-feira como o candidato do PT ao Planalto, foi de 6% para 8% no levantamento. Considerando a margem de erro, de dois pontos porcentuais, o petista está empatado tecnicamente com Ciro, Alckmin e Marina.

Na sequência, Alvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo) registraram 3% das intenções de voto, o mesmo índice da pesquisa apresentada no dia 5. Henrique Meirelles (MDB) oscilou de 2% para 3% na sondagem, ficando ao lado dos outros dois candidatos. Vera Lúcia (PSTU) e Cabo Daciolo (Patriota) registraram 1% no levantamento do Ibope. Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

Espontânea
Bolsonaro também cresceu na pesquisa espontânea, em que a lista de candidatos não é apresentada aos eleitores. Nesse cenário, o presidenciável do PSL avançou de 17% para 23% das intenções de voto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, barrado pela Justiça Eleitoral, ainda é citado espontaneamente como predileto por 15% dos entrevistados, abaixo do registro na pesquisa divulgada em 5 de setembro (22%).

O Ibope foi às ruas entre os dias 8 e 10 de setembro e ouviu 2.002 eleitores aptos a votar nesta eleição. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05221/2018. (Daniel Weterman - daniel.weterman@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso