Economia & Mercados
12/04/2022 11:00

Exclusivo: BBCE registra recorde de 300 GWh negociados em derivativos na última semana


Por Luciana Collet

São Paulo, 11/04/2022 - A BBCE registrou na primeira semana de abril a marca de 300 gigawatts-hora (GWh) negociados em derivativos de energia, um recorde para a plataforma. Desse total, 57% foram contratos para junho e julho.

Historicamente, o ativo mais negociado na BBCE, no mercado físico, tende a ser o contrato para entrega no mês subsequente. Mas aqueles com prazo mais à frente têm ganhado liquidez recentemente, num movimento que o presidente da BBCE, Carlos Ratto, identifica como reflexo do baixo valor do megawatt-hora no preço spot.

Diante dos altos volumes de energia armazenada em alguns dos principais reservatórios do País ao longo do período úmido, o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) tem se mantido no piso regulatório, entrando agora na 11ª semana nesse patamar. No entanto, a expectativa é que ao longo dos próximos meses, os preços entrem na trajetória ascendente típica do período seco. Com isso, agentes buscam se posicionar melhor para aproveitar preços mais vantajosos e se proteger.

A plataforma Derivativos BBCE foi lançada em janeiro de 2021 e encerrou o ano passado com a marca de 2,3 mil GWh negociados, ou cerca de 1% do volume do mercado físico. Em recente entrevista ao Broadcast Energia, Ratto comentou que, por se tratar de um mercado ainda nascente, a expectativa é de volumes crescentes ano a ano. A plataforma conta atualmente com perto de 100 clientes credenciados.

Contato: energia@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso