Economia & Mercados
07/01/2022 11:12

Logística Brasil: Greve na Receita gera lentidão na conferência de cargas no Porto do Rio


Por Bruno Villas Bôas

Rio, 07/01/2022 - A greve dos auditores fiscais, que realizam uma operação-padrão em todo o País nos últimos dias, provoca lentidão nesta sexta-feira na liberação de cargas importadas que caem no “canal vermelho” da Receita Federal no Porto do Rio, segundo Logística Brasil, antiga Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (Usuport-RJ). O canal vermelho exige conferência física e documental de mercadorias.

Apesar disso, a greve tem pouco impacto sobre as operações do Porto do Rio. Euzi Duarte, diretor-executiva da Logística Brasil, explica que parte relevante da carga movimentada tem desembaraço automático pelo “canal verde” da Receita Federal, o que não exige conferência física dos produtos. Pelo "canal verde" passariam empresas que tradicionalmente atuam no comércio exterior, sem incidência de fraudes na importação, segundo ela.

Euzi acrescenta que o chamado “canal vermelho” da Receita Federal costuma ser frequentado por empresas com histórico de problemas de importação e por algumas categorias de mercadorias com maior reincidência de inconformidades na documentação. “São normalmente contêineres com carga da China, importado por bazares que vendem quinquilharia na Rua 25 de Março e no Saara, no Rio.”

Ela acrescenta que uma parcela desses contêineres importados da China chega ao Porto do Rio com uma variedade de até 100 itens, com preços muito baixos, inclusive inferiores ao previsto na tabela de preços da Receita Federal. “No canal vermelho, o fiscal precisa determinar o que vai ser feito de conferência, que é feita por um assistente. Aí, sim, demora. Os chineses devem estar desesperados.”

Contato: bruno.villas@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso