Economia & Mercados
26/04/2021 09:57

Via Varejo estima mercado online de R$ 500 mi em 2025, quando projeta ter 20% de market share


Por Beth Moreira

São Paulo, 26/04/2021 - A Via Varejo, que anunciou hoje sua mudança de nome para apenas Via, informou projeções para 2025, quando a empresa espera que o mercado de varejo total alcance aproximadamente R$ 2,6 trilhões em vendas. Para o mercado de varejo online a estimativa é de que, em 2025, o mercado de e-commerce alcance cerca de R$ 500 bilhões em vendas. A Via projeta alcançar um market share online em 2025 de, no mínimo, 20%.

A empresa espera ainda que a Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) em vendas no varejo total de 6% entre os anos de 2020 e 2025. Já a CAGR em vendas online deve chegar a 24% entre os anos de 2020 e 2025.

Para a empresa especificamente, a companhia estima que a base de clientes ativos aumente 2 vezes em 2025, saindo de 22 milhões em 2020 para 44 milhões em 2025.

A Via projeta alcançar um market share online em 2025 de, no mínimo, 20% em 2025. Para alcançar este patamar, explica, a taxa de crescimento das vendas online da companhia devem continuar a evoluir acima do mercado. Em 2020, a companhia superou o crescimento do mercado online em cerca de duas vezes - a empresa cita como fonte a levantamento da Compre e Confie.

A varejista explica que usou como métricas: a taxa de visitas no site, a base de clientes e taxa de conversão nos sites de e-commerce da Via, nos próximos 5 anos.

A companhia estima que o mix de GMV (na sigla em inglês para Volume Bruto de Mercadorias) com base na estratégia para os próximos anos, seja de cerca de dois terços do total da companhia em 2025 deverá ser oriundo dos canais digitais, e um terço de vendas de canais offline, ou seja, de lojas físicas e meios tradicionais.

Crédito

A empresa também fez projeções para o Volume Total de Pagamentos (TPV ou Total Payment Volume) e break even (ponto de equilíbrio) do banQi. Com base na estratégia e entregas programadas para o banQi, especificamente no que diz respeito aos serviços de soluções financeiras e créditos oferecidos, a companhia estima que o TPV do período de 12 meses encerrado em março de 2021, de R$ 440 milhões, deverá aumentar cerca de 20 vezes ao final de 2025. A Via estima que o banQi alcance o ponto de equilíbrio financeiro, ou seja, lucro líquido positivo (break even) ao final de 2022.

"Com base na estratégia para os próximos anos, as carteiras de crédito referentes a vendas realizadas nas lojas físicas e nos sites devem crescer cerca de 7 vezes o valor da carteira de crédito concedido quando comparado ao valor reportado ao final do exercício 2020 e deverão apresentar a seguinte composição: 50% serão referentes ao crédito direto ao consumidor (CDC) das lojas físicas, 35% referentes às operações de CDC dos sites de e commerce, e 15% referentes às operações de crédito realizadas através do banQi.

Contato: beth.moreira@estadao.com
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