Economia & Mercados
13/09/2019 07:05

Reportagens terão destaque no Google


A gigante de buscas Google anunciou nesta quinta-feira, 12, que está fazendo uma alteração em seu algoritmo de pesquisas na internet para privilegiar "reportagens originais" quando um usuário procurar por um assunto específico. A princípio, a novidade está disponível apenas em inglês, mas deve se estender em breve para outras línguas, como o português. A novidade foi anunciada por Richard Gingras, vice-presidente de notícias do Google, em uma publicação no blog oficial da empresa.

Segundo Gingras, o objetivo da mudança é privilegiar um trabalho que "consome tempo, esforço e recurso das empresas de jornalismo". Entre as mudanças anunciadas, o Google deve passar a destacar matérias que originaram outras reportagens subsequentes, bem como dar maior espaço para veículos de imprensa prestigiados - vencedores de prêmios importantes de jornalismo, como o Pulitzer, ou responsáveis por furos de notícias que mudaram a percepção sobre a política, economia ou a sociedade.

"Com essas mudanças, as empresas de jornalismo se beneficiam de uma exposição mais ampla e prolongada de seu conteúdo original", afirmou Gingras. As alterações no algoritmo pretendem ainda identificar qual veículo publicou sobre determinado tema primeiro - algo importante, uma vez que, dado que uma notícia de destaque é publicada, outras empresas jornalísticas também fazem reportagens sobre o mesmo tema.

Multa

Nesta quinta-feira, 12, o Google também divulgou que aceitou pagar cerca de 1 bilhão de euros às autoridades francesas para resolver uma investigação de fraude fiscal iniciada há quatro anos. O acordo inclui multa de 500 milhões de euros e impostos adicionais de ¤ 465 milhões, afirmou a empresa de buscas. / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso