Economia & Mercados
28/03/2022 12:00

Com paralisação no BC, economistas monitoram risco de atrasos sérios em dados como a Ptax


Por Cícero Cotrim

São Paulo, 28/03/2022 - A paralisação de servidores do Banco Central (BC), que esta semana já atrasou o horário da divulgação do relatório Focus e postergou em dias a de indicadores econômicos da autarquia, acendeu para o mercado um alerta para o risco de os atrasos atingirem dados como a Ptax, usada em contratos futuros e de operações de câmbio listadas.

Hoje, em meio à operação-padrão de servidores, o BC informou que não divulgará nesta semana as estatísticas econômico-financeiras de fevereiro. Nesta segunda-feira, 28, estava prevista a publicação das estatísticas do setor externo. A autarquia também divulgaria, na quarta-feira, 30, as estatísticas monetárias e de crédito e, na quinta-feira, 31, as estatísticas fiscais. A publicação do relatório de mercado Focus nesta segunda-feira também foi atrasada, pela segunda semana seguida.

Os servidores da autarquia fazem paralisações diárias de quatro horas, de 14h às 18h, desde 17 de março. Como mostrou o Broadcast, eles se reúnem hoje à tarde em uma assembleia que pode resultar na deflagração de uma greve da categoria. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, desistiu de participar de um evento em Campo Mourão (PR) nesta segunda-feira, 28, para acompanhar a mobilização.

As reportagens exclusivas produzidas pela equipe do Broadcast estão disponíveis na íntegra para assinantes do terminal. Para saber mais sobre o Broadcast, entre em contato com comercial.ae@estadao.com ou ligue para 3856-3500 (São Paulo) ou 0800 011 3000 (outras localidades).
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso