Economia & Mercados
20/10/2020 10:51

MME: Refinarias na Petrobras atingem pico no dia 15/10 com fator de utilização de 82,1%


Por Denise Luna

Rio, 20/10/2020 - As refinarias da Petrobras atingiram no dia 15 de outubro o maior fator de utilização desde o início da publicação do Boletim Semanal de Monitoramento covid-19 pelo Ministério de Minas e Energia (MME), iniciado em abril.

O aumento de produção das refinarias reflete a volta das unidades Reduc (RJ) e Recap (São Paulo), que tiveram paradas no início de outubro. A Reduc tinha previsão de voltar no dia 9 de outubro e a Recap vai normalizar a operação até 25 de outubro, com a volta gradual de unidades até esta data.

O parque de refino da Petrobras chegou a ter um fator de utilização de cerca de 50% durante o auge da pandemia no País (março e abril), mas voltou a normalizar o abastecimento à medida que a demanda por combustíveis também se recuperou.

Segundo o MME, a comercialização de derivados do petróleo em 13 de outubro registrava queda apenas no querosene de aviação (-44%), setor mais afetado e que chegou a ter queda de mais de 80%; e do GLP industrial (-4,8%). Já as vendas de gasolina estavam em alta de 3,4% na mesma data, enquanto o diesel avançava 1,4% e o etanol, de 7,9%.

O gás de cozinha (GLP 13 Kg) se manteve em alta mesmo durante a pior fase da pandemia e no dia 13 registrou alta de 0,9%, com o aumento do consumo nas residências puxado pelo isolamento social.

contato: denise.luna@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso