Economia & Mercados
14/06/2019 11:09

Receita/Cintra: alíquota em estudo para imposto sobre pagamentos gira em torno de 0,6% e 0,5%


Bárbara Nascimento

São Paulo, 14/06/2019 - O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, defendeu hoje a ideia de desonerar a folha de pagamentos das empresas e a criação de um imposto sobre todas as transações e pagamentos. Segundo ele, esse novo tributo faria o papel de financiar a Previdência Social. E destacou que o governo estuda, ainda de forma embrionária, uma alíquota entre 0,6% e 0,5% para o novo imposto.

Ele destacou que a contribuição sobre a folha, que hoje banca a Previdência, tem se tornado uma base menos sólida. “A base tributária de salários não serve mais como financiamento da Previdência. É uma base tributária que está se esvaindo em função de uma mudança tecnológica”, disse.

Durante seminário tributário promovido pela Federação das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo (Fetcesp), ele destacou que um novo imposto sobre pagamentos é mais universal. “Combate a ideia de que a previdência tem que ser financiada por toda a sociedade. Não existe nada mais universal do que tributo sobre pagamentos. É sólido e estável”, disse.

Contato: barbara.nascimento@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso