Agronegócios
29/11/2018 14:07

Trigo: produção na região Argentina de Bahia Blanca será 22% maior, diz Abitrigo


São Paulo, 29/11/2018 - Produtores de trigo da região de Bahia Blanca, ao sul da província de Buenos Aires, na Argentina, devem colher 5,5 milhões de toneladas na temporada 2018/19, volume 22% maior que o de 2017/18, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo). A estimativa tem por base informações coletadas durante o giro técnico realizado entre 21 e 23 de novembro na área, que se estende por 3 mil quilômetros e 1,62 mil hectares, segundo nota da entidade.

Cerca de 80 representantes de cooperativas, cerealistas, indústria, tradings, fornecedores de insumo e da produção de trigo se dividiram em três circuitos paralelos a partir de Bahia Blanca, com destinos a Necochea, Coronel e Suárez Macachín. Depois de analisar mais de 240 lotes do cereal argentino, a Abitrigo estima rendimento médio de 4.000 kg/hectare, 13% a mais que o previsto no último giro feito pela associação na região, em 2017.

Segundo o consultor técnico da Abitrigo, Sílvio César de Souza, além das condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, o bom desempenho deve refletir também investimentos em tecnologia. "Investir em controle de pragas, insetos, doenças e na fertilização estratégica ajudam a assegurar resultados satisfatórios para toda a cadeia produtiva do cereal", ressaltou em nota.

Entre os dias 4 e 7 de dezembro a Abitrigo promoverá o último giro técnico deste ano na Argentina, desta vez partindo de Mar del Plata, cidade no centro-leste da Argentina. O giro será realizado em parceria com a Bolsa de Cereais de Mar del Plata e a Federação dos Armazenadores da Argentina. (Clarice Couto - clarice.couto@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso