Agronegócios
09/04/2021 17:56

Itaú BBA: entrada da safra do boi deve levar a aumento suave na oferta


Por Julliana Martins

São Paulo, 09/04/2021 - O período de safra do boi, quando o clima seco e mais frio afeta as pastagens e leva pecuaristas a colocarem mais animais no mercado, deve ter efeito apenas limitado na oferta, segundo o Itaú BBA, em relatório sobre commodities publicado nesta sexta-feira. De acordo com o banco, o incremento de gado terminado deve ser suave, "a julgar pelo baixo volume de abates do primeiro trimestre deste ano e considerando a escassez de animais jovens do ano passado".

A escassez de boiada gorda deve seguir sustentando as cotações e dificultando a situação de frigoríficos cuja maior parte da produção se destina ao mercado doméstico, que ainda precisam lidar com a queda no consumo de carne bovina. De acordo com o banco, em março o avanço de 2,4% no preço médio da arroba apertou ainda mais o spread dessas empresas, ou seja, o saldo entre o preço do boi e o recebido pela carne vendida. "O spread agora é de -4,2%, o que tem levado ao fechamento de algumas plantas voltadas ao mercado interno."

Para frigoríficos habilitados para exportação, por outro lado, o cenário é positivo, comenta o banco. Analistas também acrescentam que o real desvalorizado e a capacidade de continuar repassando preços ao exterior devem manter os preços firmes do animal no País. Em março, por exemplo, houve aumento de 1,6% no preço médio de exportação ante fevereiro, o que, somado à desvalorização cambial, mais do que compensou o aumento do custo do boi, conforme o Itaú BBA.

contato: julliana.martins@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso