Agronegócios
20/03/2020 14:54

Coronavírus: entidades do setor de alimentos e supermercados reforçam comprometimento com abastecimento


Por Tânia Rabello

São Paulo, 20/03/2020 - Sete entidades ligadas ao setor de frutas, legumes, verduras e flores assinaram, hoje, nota conjunta em razão da pandemia de coronavírus, demonstrando seu comprometimento para que não haja desabastecimento à população brasileira. Firmaram a mensagem a Produce Marketing Association (PMA), a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), a Associação de Produtores de Citrus de Mesa (ABCM), o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), a Associação Brasileira dos Exportadores de Frutas (Abrafrutas) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Segundo a nota, "produtores, transportadores, processadores e distribuidores, todos juntos, estão comprometidos para que não ocorra falta de alimentos à população brasileira". E continua: "O setor tem o compromisso de abastecer as redes de supermercados de todo o País". Para tanto, as entidades reforçam que o setor organizará escalas, "respeitando as famílias para que possam cuidar dos seus filhos, parentes e amigos".

As entidades alertam, porém, que pode haver uma possível redução da capacidade de produção e produção e processamento, "justamente para resguardar os trabalhadores do campo e das casas de embalagem". E garantem que estão comprometidas e executando todos os procedimentos recomendados pelos órgãos do governo para garantir a saúde dos trabalhadores, desde o campo até os supermercados.

E acrescenta: "Como no setor de saúde, o setor de alimentos, flores e plantas ornamentais precisa do apoio de toda a população e órgãos de governo para continuar operando sem interrupções".

A nota ressalta, ainda, que não há casos clinicamente confirmados de coronavírus ligados ao consumo de produtos frescos ou alimentos vendidos nos pontos de venda tradicionais. Mas, "à medida que os consumidores selecionam seus produtos, é fundamental seguir as orientações de segurança alimentar".

Contato: tania.rabello@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso