Agronegócios
22/06/2017 10:13

BC reconhece impacto negativo das incertezas sobre PIB, mas diz que dados recentes compensam


Brasília, 22/06/2017 - O Banco Central reconheceu no Relatório Trimestral de Inflação que a deterioração do cenário econômico nos últimos meses teve influência negativa sobre as perspectivas de crescimento da economia brasileira. Mesmo assim, a previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre não foi alterada diante dos bons indicadores de atividade vistos nos cinco primeiros meses do ano.

Ao explicar a manutenção da previsão de crescimento do PIB em 0,5% neste ano, o BC reconhece que "a elevação do ambiente de incertezas que, se mantidas em nível elevado por período prolongado, podem produzir efeitos negativos sobre a atividade, recomenda manter a projeção anterior". Essa influência negativa, porém, acabou sendo anulada pela melhora dos indicadores recentes. "A projeção para o PIB em 2017 permaneceu a mesma da apresentada na edição anterior do Relatório de Inflação - crescimento de 0,5% -, com mudanças nos componentes do indicador".

No relatório, o BC ressalta os "resultados favoráveis de indicadores de atividade relativos aos primeiros cinco meses do ano". Se mantidos ao longo do ano, esses indicadores favoráveis "levariam a uma revisão de alta na projeção do PIB anual". (Fernando Nakagawa, Eduardo Rodrigues e Fabrício de Castro)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso