Agronegócios
21/09/2021 08:06

Peste Suína Africana: Brasil reforça campanha de prevenção, após constatação da doença no Haiti, diz ABPA


São Paulo, 21/09/2021 - Os exportadores de carne intensificaram a campanha de prevenção contra a Peste Suína Africana (PSA) em território nacional, após a notificação das autoridades sanitárias do Haiti sobre a ocorrência da enfermidade em seu território. A informação é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Localizado na ilha de Hispaniola - segunda maior ilha das Grandes Antilhas - o Haiti divide o território insular com a República Dominicana, que recentemente informou a ocorrência da doença.

A ABPA destaca em comunicado que, apesar da localização insular das duas nações (o que reduz o risco de contaminação por vias terrestres, à exemplo do que ocorre na Europa e Ásia), a ocorrência mantém em apreensão todas as nações das Américas.

O Brasil é livre de PSA há quatro décadas - o último foco da enfermidade foi registrado no Brasil, no início da década de 80, segundo a ABPA. "Não estamos poupando esforços para preservar o nosso status sanitário. E sempre é bom lembrar que a doença não tem impacto sobre a saúde humana”, disse na nota o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

No Brasil, setores públicos e privados se engajaram em diversas iniciativas focadas na prevenção. Via ABPA, uma intensa e extensa campanha multilíngue (em português, inglês, francês, crioulo e espanhol) está em curso nas redes sociais, na comunicação interna das empresas produtoras e fornecedoras da cadeia produtiva, e nas mais diversas vias, incluindo stakeholders e outras organizações.

Ao mesmo tempo, por meio do Grupo Especial de Prevenção à Peste Suína Africana (GEPESA) da ABPA, foram integrados esforços para reforço junto ao governo federal pela intensificação da defesa sanitária.

“O Ministério da Agricultura se adiantou à pauta e intensificou a inspeção nos principais portos de entrada do País, impedindo a entrada de produtos cárneos. Indo além, o Ministério da Agricultura estabeleceu uma legislação ainda mais restritiva à entrada destes produtos, assinou um convênio interpaíses de emergencialidade para a prevenção de PSA e instalou uma campanha nacional que ampliou a conscientização, em um esforço que contou com a ABPA, os auditores fiscais e outras entidades do setor”, afirmou Sulivan Alves, diretora Técnica da ABPA.

Ao mesmo tempo, avaliou Sulivan, a América Latina também entrou em estado de atenção por meio do grupo #TodosContraLaPPA, com intercâmbio de informações e esforços de 21 associações de 18 países do continente latino-americano, em uma grande campanha continental.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso