Agronegócios
24/12/2022 15:41

Autoridades do Chile continuam a combater incêndio em Viña del Mar


Santiago, Chile (AP), 24/12/2022 - As autoridades chilenas continuam a combater, neste sábado, 24, focos do incêndio que começou quinta-feira, 22, na turística Viña del Mar. O incêndio devastou áreas habitadas, povoados e assentamentos, e deixou dois mortos, 67 feridos e 270 casas afetadas, segundo último balanço oficial.

"O nível de danos dessas casas será confirmado quando a coleta dos Arquivos Básicos de Emergência for concluída", disse o Escritório Nacional de Emergências (ONEMI) em seu último relatório.

O incêndio ainda se encontra na categoria de “em combate” e não foi declarado totalmente extinto, embora sua voracidade tenha diminuído consideravelmente desde o início da manhã de sexta-feira, 23. O fogo estaria "contido", mas ainda não controlado, pois ainda existem dois pontos quentes que podem ser reativados.

As autoridades também apontaram que existem lugares que ainda não podem ser acessados com segurança. Mantém-se o alerta vermelho e a declaração de exceção de catástrofe emitida pelo governo de Gabriel Boric para mobilizar todos os recursos disponíveis para tarefas de combate, recuperação e reconstrução.

As autoridades chilenas continuam a realizar um cadastro das consequências do incêndio. As causas ainda estão sob investigação. O fogo se alastrou rapidamente em assentamentos ilegais com casas de construção leve e em diferentes pontos das serras e barrancos do cidade. Ele ainda ameaçava afetar a parte baixa do município, perto da Quinta Vergara, espaço no qual tradicionalmente se realiza o Festival de Viña del Mar.

Muitas famílias passaram a última noite ao relento, junto aos restos de suas casas e de pertences que conseguiram recuperar, enquanto outras perderam absolutamente tudo o que havia dentro. Também há casos de construções intactas que milagrosamente permaneceram de pé contra a destruição generalizada a seu redor.

Os chilenos organizaram-se para prestar solidariedade em massa, nos últimos dias. Muitas pessoas enviaram fraldas, comida, água e vários pertences para os afetados que sofreram com a tragédia a apenas um dia e meio antes do Natal.

Fonte: Associated Press
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso