Agronegócios
29/01/2021 09:52

Alimentos: Mondelez diz que participação de mercado dos seus produtos aumentou na pandemia


Nova York, 29/01/2021 - A fabricante de alimentos Mondelez International, dos Estados Unidos, disse que está investindo para manter a vantagem que conseguiu sobre seus competidores no ano passado, quando clientes compraram mais lanches da empresa enquanto ficavam em casa durante a pandemia.

A companhia, fabricante dos biscoitos Oreo, entre outros produtos, disse ontem que aumentou a participação de mercado em áreas como biscoitos nos Estados Unidos e chocolate no Reino Unido. "Nós ganhamos muitos novos consumidores para nossas marcas", afirmou o CEO da companhia, Dirk Van de Put, em teleconferência. "Contamos que podemos fazer o mesmo este ano."

Ele disse que a Mondelez está aumentando seu orçamento de publicidade e colocando mais foco em plataformas digitais. A companhia afirmou que também se beneficiou por entregar seus lanches diretamente às lojas.

Alguns analistas afirmam que, quando a pandemia passar, os competidores da Mondelez podem recuperar participação de mercado porque as pessoas voltarão a comer fora de casa e a consumir biscoitos e lanches mais baratos. A Mondelez também tem maiores custos com ingredientes como cacau e grãos, cujos preços podem subir, num momento em que muitos consumidores estão em situação econômica difícil.

Van de Put disse que a empresa vai aumentar preços em certas partes do mundo para compensar a inflação de ingredientes como cacau. Os preços do chocolate da empresa no Reino Unido vão subir, mas não foi anunciado nenhum aumento de preços nos EUA.

Enquanto a pandemia melhorou as vendas da empresa na América do Norte, a Mondelez tem dificuldades em mercados emergentes. Os negócios da companhia em países como Brasil e Índia foram atingidos por restrições relacionadas ao novo coronavírus.

Ontem, a Mondelez anunciou que obteve lucro líquido de US$ 1,156 bilhão, ou US$ 0,80 por ação, no quarto trimestre de 2020. O resultado representa aumento de 58% ante os US$ 733 milhões, ou US$ 0,50 por ação, registrados em igual período do ano anterior. Em termos ajustados, o lucro aumentou 8,2%, para US$ 0,67 por ação. A receita líquida cresceu 5,6% na mesma comparação, para US$ 7,3 bilhões. Fonte: Dow Jones Newswires.
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