São Paulo, 29/01/2021 - A fabricante de alimentos Mondelez International, dos Estados Unidos, obteve lucro líquido de US$ 1,156 bilhão, ou US$ 0,80 por ação, no quarto trimestre de 2020, informou a companhia nesta quinta-feira, depois do fechamento do mercado. O resultado representa aumento de 58% ante os US$ 733 milhões, ou US$ 0,50 por ação, registrados em igual período do ano anterior. Em termos ajustados, o lucro aumentou 8,2%, para US$ 0,67 por ação. A receita líquida cresceu 5,6% na mesma comparação, para US$ 7,3 bilhões.
As vendas orgânicas globais aumentaram 3,2% no quarto trimestre de 2020, disse a companhia. Essas vendas cresceram 4,5% na América do Norte, 1,2% na América Latina, 3% na região Ásia, Oriente Médio e África, e 3% na Europa.
A Mondelez disse que ganhou participação de mercado no ano passado, já que a pandemia de covid-19 fez com que as pessoas passassem mais tempo em casa e consumissem mais de seus cookies e snacks. "Entramos em 2021 com uma forte posição, tanto financeira quanto no mercado", disse em comunicado o CEO da companhia, Dirk Van de Put.
Consumidores de todas as faixas de renda estão gastando mais com marcas conhecidas durante a pandemia, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado IRI. Com opções reduzidas de lazer e de refeições fora de casa, as pessoas estão gastando mais em itens de supermercado, disse a IRI. A Mondelez é fabricante dos biscoitos Oreo.
Para 2021, a companhia espera crescimento da receita orgânica de 3% ou mais. Já o lucro por ação ajustado deve crescer entre 7% e 9%, considerando câmbio constante. A geração de caixa livre deve ser de US$ 3 bilhões ou mais.
(Com informações da Dow Jones Newswires)