Agronegócios
12/04/2021 08:54

Algodão/Jefferies: Adidas não deve sofrer grandes danos com campanha contra marcas ocidentais na China


Nova York, 12/04/2021 - A Adidas não deve sofrer um "grande golpe negativo" com as recentes críticas na China à posição das empresas de vestuário ocidentais sobre o algodão produzido na região de Xinjiang, dizem analistas da Jefferies.

Recentemente, uma campanha impulsionada pelo governo chinês tenta impor um boicote aos varejistas ocidentais como resposta à ação dos EUA, Reino Unido, Canadá e União Europeia que estabeleceram sanções ao que consideram violações dos direitos humanos da minoria muçulmana uigur, na província chinesa de Xinjiang. Empresas como Adidas, H&M, New Balance, Nike e a japonesa Uniqloa têm sido alvo dos chineses nas mídias sociais.

Segundo a Jefferies, embora haja apenas informações limitadas disponíveis para quantificar o impacto da campanha de boicote chinês, a rival norte-americana da alemã Adidas, a Nike, parece já ter sofrido impacto das vendas.

"Qualquer atrito deve ser neutralizado", acrescenta o banco, observando que a posição pública da empresa de artigos esportivos alemã é que Xinjiang continua a fazer parte de sua cadeia de abastecimento global, e eles estão confiantes de que o algodão é produzido de forma ética.

A Adidas é membro fundador do grupo criado pela indústria, o "Better Cotton Iniciative", e afirma que em 2018, 100% do algodão utilizado em sua cadeia produtiva foi sustentável. Fonte: Dow Jones Newswires
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