Agronegócios
22/03/2018 12:29

Moody's: suspensão parcial de exportação de proteínas à Europa é negativa para crédito da BRF


São Paulo, 22/03/2018 - A suspensão parcial de exportação de carne de aves à Europa pela BRF é negativa para o crédito da empresa, afirma a agência de classificação de risco Moody's, em relatório divulgado há pouco. A agência tem a classificação Ba2 negativa para a BRF. Na semana passada, o Ministério da Agricultura suspendeu a exportação de produtos de aves de 10 unidades da BRF para a União Europeia. A medida contempla as fábricas de Concórdia (SC), Dourados (MS), Serafina Corrêa (RS), Chapecó (SC), Várzea Grande (MT), Capinzal (SC), Rio Verde (GO), Marau (RS), Francisco Beltrão (PR) e Nova Mutum (MT). A Moody's calcula que estas exportações correspondam entre 6% e 7% da receita da BRF. "Embora a duração da suspensão dificulte a avaliação do efeito nas métricas de crédito da BRF", diz. A expectativa do mercado é que o embargo seja resolvido no curto prazo.

O analista da Moody's Erick Rodrigues pondera, no relatório, que as restrições não têm efeito imediato no estoque da BRF, em trânsito ou já a caminho da Europa. "No entanto, as suspensões ameaçam diminuir os esforços da BRF para reparar a sua reputação na sequência do escândalo da Carne Fraca", diz. A BRF foi o principal alvo da terceira fase da investigação, denominada Trapaça, deflagrada no início deste mês. Autoridades denunciaram que cinco laboratórios credenciados no Ministério da Agricultura e setores de análises da BRF que supostamente fraudavam resultados de amostras, informando ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) dados fictícios.

"Para uma recuperação sustentável, a BRF precisará de lucros alinhados com as normas históricas em todos os segmentos e regiões", diz Rodrigues. Porém, se o embargo for mais duradouro do que o esperado, há o risco disso provocar ações similares em outros mercados importantes para a empresa, comprometendo o volume e margens de exportação da BRF, afirma.

Vale ressaltar que o governo brasileiro se reúne amanhã na cidade de Bruxelas, na Bélgica, com técnicos e autoridades sanitárias da União Europeia para prestar esclarecimentos. "Após o encontro a medida será reavaliada", disse a BRF no dia do anúncio da suspensão, no início de março.(Camila Turtelli, camila.turtelli@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso