Agronegócios
22/03/2018 11:01

Boi/Cepea: custo da pecuária de corte fica praticamente estável no País no 1º bimestre


São Paulo, 22/03/2018 - O custo de produção da pecuária de corte ficou praticamente estável no primeiro bimestre de 2018, em comparação com igual período do ano passado, com leve alta de 0,66% no Custo Operacional Efetivo (COE) e de 0,53% no Custo Operacional Total (COT), que engloba pró-labore e depreciações, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). Os índices avaliam a situação em 13 Estados (AC, BA, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PR, RO, RS, SP e TO) que compõem a média Brasil.

Segundo o Cepea, a elevação nos custos ocorreu, principalmente, por causa das valorizações da suplementação mineral, dos combustíveis e da mão de obra. Em contrapartida, houve desvalorizações de 2,08% dos adubos e corretivos e de 1,81% para as sementes forrageiras.

O Cepea afirma, ainda, que a nova alíquota do Funrural para pessoa física, que vigora desde o início do ano, com as demais taxas, caiu de 2,3% para 1,5%, refletiu positivamente na receita e, consequentemente, na margem do produtor. (Camila Turtelli, camila.turtelli@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso