Agronegócios
10/03/2021 14:28

Grãos: Aprosoja-MT se reúne com Defesa Civil para discutir decreto de situação de emergência por chuvas


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 10/03/2021 - O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, conversou no fim de semana com o secretário ajunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, Cesar Viana Brum, sobre a possibilidade de decretar situação de emergência ou calamidade em municípios produtores devido às fortes chuvas das últimas semanas, que atrapalham a colheita de soja e o plantio de milho de segunda safra.

Durante a reunião, Cadore disse que uma das preocupações dos produtores rurais é quanto ao grande volume de chuvas que tem prejudicado a retirada da soja dos campos e, consequentemente, o plantio do milho. "Nós precisamos relatar isso ao Estado, porque é uma preocupação nossa enquanto produtor, já que essas perdas podem chegar até 50% da safra para alguns agricultores. É realmente preocupante e precisamos de um apoio nessa situação", afirmou o presidente da Aprosoja-MT, em nota.

Cerca de 51 municípios das regiões norte e noroeste de Mato Grosso têm sido afetados por fortes precipitações. Uma das alternativas propostas pelo secretário adjunto foi a decretação de situação de emergência regional, segundo a Aprosoja-MT. "Reconhecemos a seriedade do caso e vamos levar essa demanda ao governador e ver as possíveis alternativas, enviar equipes de Defesa Civil para avaliação e atender às demandas dos produtores. Podemos decretar uma situação de emergência regional, que dará mais celeridade no processo", disse Brum, no comunicado.

Contato: leticia.pakulski@estadao.comP
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso