Agronegócios
28/05/2018 19:20

Caminhoneiros: ABPA cobra governo e diz que produtos estão sendo barrados em 22 Estados


São Paulo, 28 de maio de 2018 - A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse há pouco, em nota, que os bloqueios dos caminhoneiros ainda impedem o fluxo de produtos, aves e ração para a avicultura e a suinocultura. Levantamento feito pela entidade junto a seus associados, caminhões com ração e insumos para a produção, como milho e soja, não conseguem passar em mais de 300 pontos de 22 Estados pelo País. "Além dos bloqueios, há relatos de ameaças a motoristas que querem deixar a paralisação", diz a ABPA. "Volumes próximos de 120 mil toneladas de carne de frango e de carne suína deixaram de ser exportados desde o início da greve."

A entidade subiu o tom ao cobrar uma solução rápida do governo. Segundo a ABPA, "todos os esforços estão sendo realizados por avicultores, técnicos do setor, colaboradores da cadeia produtiva (inclusive motoristas que não concordam com a continuidade da greve) para diminuir os graves impactos causados pela paralisação". Para ela, a continuação dos bloqueios para produtos alimentícios, rações e animais são um grave risco ao País e exigem uma ação forte e imediata do governo. "Não é mais possível esperar."

O levantamento da ABPA aponta que, desde o início da greve, são quase 70 milhões de aves mortas. Eles estão sendo colocados em composteiras nas próprias propriedades, mas o sistema já está no limite, informa. E acrescenta: Cerca de 1 bilhão de aves e 20 milhões de suínos ainda estão em risco de morte como consequência direta dos bloqueios.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso