Agronegócios
19/10/2016 09:29

Lácteos: oferta menor da commodity pela Fonterra sustentou alta do índice GDT


Wellington, 19/10/2016 - A alta no índice de preços internacionais de lácteos (GDT, na sigla em inglês), divulgado ontem, foi fortemente sustentada pelo anúncio da Fonterra de que irá reduzir a oferta de leite em razão do mau tempo nas últimas semanas em áreas produtoras da Nova Zelândia. A cooperativa é um dos maiores produtores mundiais de leite.

Segundo a empresa, o mau tempo reduziu a coleta em alguns locais, principalmente na região de Waikato, que apresentou em outubro uma operação 10% menor ante igual período do ano passado. A cooperativa, que ofertou cerca de 5% menos leite em pó integral no leilão de ontem, espera oferecer volumes também menores nos próximos.

Entretanto, a demanda por leite em pó tem ficado abaixo do necessário para incentivar uma alta mais consistente nos preços da commodity, mesmo diante da redução na oferta da Nova Zelândia, disse a economista sênior do banco Westpac, Anne Boniface. "No passado, o receio de redução da produção no país teve um efeito muito maior nos preços. Isso pode refletir as expectativas de uma melhora nas perspectivas para a produção, mas também pode sinalizar um cenário de menor demanda de forma geral", disse.

O índice GDT avançou no leilão realizado na última terça-feira na GlobalDairyTrade, plataforma de negociação criada pela Fonterra, da Nova Zelândia. O indicador, que cobre uma série de produtos e vencimentos, subiu 1,4% ante o leilão anterior, realizado em 4 de outubro. O preço médio de venda ficou em US$ 2.965 por tonelada. Já o preço médio de venda de leite em pó integral ficou em US$ 2.760 por tonelada, e o índice para o produto subiu 2,9% ante o leilão anterior. O índice GDT é considerado uma referência no mercado de produtos lácteos. Fonte: Dow Jones Newswires.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso