Agronegócios
26/05/2021 08:13

Lácteos: EUA iniciam disputa comercial contra a indústria canadense


Nova York, 26/05/2021 - O governo dos Estados Unidos iniciou um processo contra a indústria canadense de lácteos, acionando pela primeira vez o mecanismo formal de resolução de disputas do novo Acordo EUA-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês). A indústria de lácteos dos EUA há muito tempo se queixa das políticas do Canadá que impedem vendas em seu mercado, e a questão ganhou o apoio de muitos membros do Congresso que representam os principais Estados produtores.

"O primeiro pedido de painel (de resolução de disputas) sob o acordo garantirá que nossa indústria de lácteos e seus trabalhadores possam aproveitar novas oportunidades sob o USMCA para comercializar e vender produtos dos EUA a consumidores canadenses", disse a representante de Comércio dos EUA, Katherine Tai.

Os EUA alegam que o Canadá usou um sistema complexo de cotas tarifárias que reserva uma parte do mercado de lácteos exclusivamente para os processadores canadenses, e que o sistema viola o que foi acordado em 2018.

A reclamação é anterior ao governo de Joe Biden - em dezembro de 2020, o governo de Donald Trump apresentou a queixa inicial. Os dois países discutiram a questão em dezembro, mas não conseguiram chegar a uma resolução.

Os EUA agora estão escalando a disputa, solicitando a criação de um painel formal. O painel realizará audiências para entender a questão e divulgará um relatório ainda neste ano. Se os EUA prevalecerem, o Canadá terá de adequar suas práticas ou ficar sujeito a tarifas.

"O Canadá está decepcionado com o fato de os Estados Unidos terem solicitado um painel de resolução de disputas", disse a ministra de Comércio do Canadá, Mary Ng. "Estamos confiantes de que nossas políticas estão em total conformidade" com o acordo comercial. "Defenderemos vigorosamente nossa posição durante o processo de resolução."

De acordo com a Comissão de Comércio Internacional, o USMCA - se implementado conforme negociado - aumentaria as exportações de lácteos dos EUA em mais de US$ 314 milhões por ano.

Os produtores de leite do Canadá há muito lutam contra a abertura do mercado. O país tem cerca de 11 mil fazendas comerciais que têm influência substancial porque estão localizadas em uma região politicamente importante: o centro rural do Canadá, principalmente na província de Quebec. Fonte: Dow Jones Newswires.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso