Agência Tecban
13/12/2021 08:20

Os desafios de conectividade no País


O avanço da tecnologia 5G no Brasil acompanha os desafios de conectividade de um País com tamanha proporção e diferentes realidades em cada uma das regiões. Nesse contexto, a TecBan, empresa de soluções inovadoras que conectam físico e digital, sempre esteve atenta às novas tecnologias, buscando soluções para garantir alta disponibilidade e conectividade com segurança até mesmo nas localidades mais remotas. Afinal, há 33,9 milhões de brasileiros que não têm acesso à internet, o que representa uma fatia de 20% da população, de acordo com estudos recentes do Instituto Locomotiva com a PwC.
O primeiro caixa eletrônico com tecnologia 5G da América Latina já está em operação deste o início deste ano, por meio de parceria da TecBan com a Claro, Ericsson e Embratel. Uma união de forças que permitirá o desenvolvimento de novas aplicações 5G direcionadas ao mercado financeiro.
Estarão disponíveis aos clientes novos serviços que vão impactar setores como segurança, atendimento ao cliente e até a manutenção dos caixas eletrônicos, por exemplo. O atendimento por videoconferência e a distribuição da tecnologia via hotspot wi-fi são algumas dessas soluções.
A novidade proporcionará gestão mais eficiente dos equipamentos de autoatendimento, explica o diretor de TI da TecBan, Robert Baumgartner. "A integração com o 5G permitirá incorporar uma série de novas soluções tais como a possibilidade dos caixas do Banco24Horas com 5G poderem se transformar em pontos de mídia digital com streaming de vídeo de alta qualidade".

Segurança

Já no quesito segurança, a novidade permitirá o monitoramento de vídeo e vigilância dos pontos de autoatendimento em tempo real e com uma melhor qualidade de imagem para os operadores remotos. O gerenciamento de filas se tornará mais eficiente, uma vez que será possível calcular o tempo de espera para acessar um caixa por meio das imagens geradas pelo sistema.
A TecBan, por meio de sua operadora de Telecomunicação, a TBNet, também pretende expandir a oferta de serviços para as instituições parceiras.
"Outra novidade no radar, no campo da segurança, é o estudo para o possível uso da tecnologia 5G com realidade virtual embarcada com o objetivo de auxiliar técnicos de campo e vigilantes dos carros-fortes, para fins de manutenção dos caixas eletrônicos e para proporcionar mais segurança no transporte de valores e recarga dos caixas", destaca Baumgartner.

Necessidade

Especializada em serviços de gestão e infraestrutura no setor de telecomunicações, a TBNet foi criada há quase 10 anos para ser a operadora de telecomunicações da TecBan. O objetivo era oferecer soluções tecnológicas integradas, seguras e de alto valor agregado com atendimento nacional.
A ideia deu tão certo que, atualmente, a TBNet atende mais de 13 mil pontos comerciais. "Surgimos a partir da necessidade de a TecBan ter uma solução altamente disponível e eficiente para conectar seus 24 mil caixas eletrônicos do Banco24Horas", explica Baumgartner.
Ampliar a atuação se mantém como meta diante dos resultados que a TBNet obtém ao longo do caminho, conta o executivo. "Decidimos expandir nossa atuação além do Banco24Horas. Hoje oferecemos a nossa experiência de conectividade da maior rede independente mundial em volume de saques para outros segmentos, como o varejo, por exemplo".
Em maio deste ano, a empresa atingiu a marca de 2 mil soluções LinksBooster - conectividade sem fio - para clientes externos. No primeiro trimestre de 2021, foram quase 400 novas instalações.
A solução de conectividade utiliza duas redes móveis 4G redundantes. Com isso, é possível avaliar qual a operadora possui o sinal mais adequado para garantir o tráfego de dados. A inovação garante a melhor conexão entre pontos comerciais, filiais com escritórios centrais, Data Centers nos ambientes dos clientes ou serviços em nuvem.
Dessa forma, a empresa consegue atender diversas localidades do Brasil, mesmo que não tenha antenas próprias em todos esses locais. Atualmente, a companhia atua em 18 estados, além do Distrito Federal.

Tendências

Aproveitando a infraestrutura de conectividade e a necessidade de novos modelos que promovam acesso aos serviços financeiros, principalmente para a parcela da população que está offline, a TecBan também investiu cerca de R$ 1,5 milhão na ampliação do Espaço Banco24Horas para seis novas cidades neste ano: Belém (PA), Parauapebas (PA), Belford Roxo (RJ), Caruaru (PE), Carapicuíba (SP) e Campina Grande (PB).
São espaços multibanco equipados com caixas eletrônicos capazes de oferecer mais de 90 serviços financeiros, desde saques até consulta de saldos, extratos, pagamento de contas, recargas de celulares e TV, entre outros.
Esse modelo segue um novo conceito de atendimento em um ambiente no qual clientes de diferentes instituições podem ser atendidos. "Neles, garantimos conectividade e segurança, para que as pessoas tenham acesso aos serviços financeiros", acrescenta o executivo da TecBan.
Segundo Baumgartner, a empresa desenvolve um modelo de conectividade bastante resiliente a falhas. "Temos alta disponibilidade, porque sabemos que o acesso aos serviços financeiros é essencial para a população. Em muitas localidades o nosso caixa eletrônico é o único ponto de conexão que clientes têm com as instituições", conclui.
Para ver esta notícia sem o delay contrate um dos produtos Broadcast e veja todos os conteúdos em tempo real.

MAIS NOTÍCIAS

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: