Releases
26/03/2019 13:00

Ferramenta ajuda países a desenvolver estratégias de longo prazo para mudança do clima


Paris, França--(DINO - 26 mar, 2019) - Em artigo publicado nesta semana na revista acadêmica Nature Climate Change, a rede Deep Decarbonization Pathways (DDP) apresentou um framework para ajudar os países a desenvolver estratégias de longo prazo para o enfrentamento da mudança do clima, em sintonia com os objetivos definidos pelo Acordo de Paris. Esse framework traz um guia para orientar como os países podem organizar debates dentro da sociedade sobre mudança do clima, tomar decisões que alinhem suas ações climáticas com a ciência do clima, e construir apoio público para políticas e medidas necessárias nesse sentido.

Formada em 2014, a rede DDP é formado por times de pesquisadores de mais de 40 países com o objetivo de construir e discutir estratégias nacionais de longo prazo compatíveis com objetivos ambiciosos de mitigação e adaptação à mudança do clima. O trabalho dessa rede é coordenado pelo Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Relações Internacionais (IDDRI).

"Em todos os países analisados, nosso framework demonstrou que é possível atingir a chamada 'descarbonização profunda' até 2050 de uma maneira que se encaixe nas prioridades socioeconômicas de cada país", afirmou Henri Waisman, líder da rede DDP no IDDRI e um dos autores do artigo. "Nosso framework para desenho de caminhos pode ser amplamente adotado pelos países no desenvolvimento de suas estratégias para viabilizar as metas climáticas globais".

O Acordo de Paris define que os países precisam formular estratégias de desenvolvimento de baixo carbono de longo prazo (art. 4.19) consistentes com a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa o quanto antes possível na segunda metade deste século. O framework desenvolvido pelo DDP garante que essas estratégias reflitam as circunstâncias e os objetivos de desenvolvimento de cada país e pode ser útil para o engajamento de stakeholders e política pública. "O trabalho do DDP tem sido notável, ao mostrar as oportunidades para um futuro de baixo carbono para os países e destacar o valor da cooperação internacional", apontou Laurence Tubiana, CEO da European Climate Foundation (ECF).

Já para Valérie Masson-Delmotte, co-presidente do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (IPCC, sigla em inglês), o trabalho do DDP "complementa e reforça a avaliação do relatório especial do IPCC sobre a meta de aquecimento global em 1,5 grau Celsius. Ele mostra como construir concretamente, nos diferentes contextos nacionais, estratégias rumo a emissões zero que acompanhem o desenvolvimento sustentável".

Como cada país, região, cidade ou empresa pode justificar que suas metas, estratégias e ações atuais de mitigação e adaptação à mudança do clima estejam alinhadas com a ciência climática? Como cada dimensão da sociedade deve se transformar e como essas transformações interagem entre si? Quais ações e políticas deveriam ser implementadas imediatamente de maneira a disparar as transformações necessárias ao longo do tempo? Sob que circunstâncias a descarbonização profunda pode apoiar a agenda de desenvolvimento sustentável e ser alinhada com prioridades socioeconômicas? A abordagem do DDP pode prover uma base para a sociedade debater todas essas questões fundamentais, para obter uma avaliação compartilhada sobre as metas e políticas que estão realmente alinhadas com a ciência do clima e, assim, para responder ao chamado por ações climáticas concretas e eficientes.

O artigo está disponível no link https://www.nature.com/articles/s41558-019-0442-8

Website: https://www.nature.com/articles/s41558-019-0442-8

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso