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26/03/2019 12:35

Mercado de joias atrai empresárias no Brasil


São José do Rio Preto-SP--(DINO - 26 mar, 2019) -
Mercado de joias atrai empresárias no Brasil

 

O fascínio que as joias despertam no público feminino já é bem conhecido.  Com os novos modelos de negócios, como as franquias, as mulheres estão conquistando espaço também do outro lado do balcão. Quem são elas?   Mulheres acima dos 30 anos, muito ligadas às tendências de moda e com o desejo de investir em algo lucrativo e cheio de novidades.

Um estudo feito no Sul do país revela detalhes interessantes sobre a relação da mulher consumidora de joias. As joias marcam momentos especiais da vida de uma mulher e ao longo dos anos revelam conquistas importantes e comemorações.

Para entender melhor esse universo a estudante Daniele Cristine Ruckhaber, do Curso de Administração da Unijuí realizou uma pesquisa com 437 mulheres, com idade entre 18 a 60 anos da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

A pesquisa procurava resposta para questões como série de itens que compreendiam motivações de compra, significado das joias e o comportamento de uso das joias no ato de presentear. O estudo mostrou que a beleza da peça acaba motivando 94,5% das mulheres na aquisição de uma joia.

Já os significados e sensações associadas às joias, revelam que 52% das mulheres afirmam que as peças remetem a lembranças pessoais e para 73,8% as joias são um presente que sempre agrada. Para 33,4% das pesquisadas as joias lembram luxo e 70% gostam da sensação de as possuírem e 51,7% afirmam ainda que as joias possuem valor sentimental.

“O ato de presentear é considerado um ritual e é um comportamento que apresenta características sentimentais e simbólicas, onde as pessoas neste processo podem vivenciar emoções, experiências cognitivas, cumprir uma obrigação, transmitir utilidade ou ainda materialismo”, explica o professor Luciano Zamberlan, orientador da pesquisa.

O estudo feito no sul do país também revela as joias que as mulheres mais gostam de receber como presente: anéis (86,9%), brincos (74,9%), pulseiras (72%) e colares (52,8%).

 

As mulheres do outro lado do balcão

 

As mulheres também estão conquistando espaço e colhendo bons resultados do outro lado do balcão. São mulheres também apaixonadas por joias que resolveram utilizar todo o seu conhecimento e paixão pelo mundo das joias, para investir no segmento.

Um bom exemplo está na grife Convex, que já tem 31 franquias espalhadas pelos principais shoppings do Brasil e 20% das suas unidades são comandadas por mulheres.No shopping Jaraguá, em Araraquara, interior paulista a empresária Roseli Carvalho Cassemiliano está realizando o sonho de virar empreendedora no segmento de joias. Roseli que conhece joia desde criança e por gostar muito do assunto sabe o significado de cada peça. Ela percebe que mostrando esse conhecimento para o consumidor, transmite muita segurança na hora dele decidir pela compra.

“Eu resolvi comprar esta franquia porque além de ter um excelente retorno financeiro, as joias são lindas e de qualidade. Como todo negócio, a franquia exige que você tenha foco no trabalho para colher resultado”, explica a empresária que criou um planejamento semanal seguido à risca para conciliar a gestão do quiosque e a vida pessoal.

Na capital baiana tem outro exemplo de mulher disciplinada que resolveu investir no mercado de joias. “O diferencial da mulher é a organização, o fato de a gente conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo cria vantagens. O desafio é conseguir equilibrar vida pessoal com trabalho. Não é fácil, mas a gente consegue”, diz a empresária Wyara Lopes de Abreu, que comanda com muita energia um quiosque Convex no Shopping Paralela em Salvador-BA.

Wyara diz que este é um ótimo negócio para mulheres comprometidas com o seu trabalho. ”O que aconselho é que elas saiam da sua zona de conforto e aprendam a assumir riscos e tomar atitudes. É preciso transformar sonhos em metas e correr atrás sem medo, porque medo paralisa qualquer ação e por isso precisamos superá-lo. É importante também que a mulher não se contente com o nível de sucesso abaixo do que são capazes e mereçam”.

Em Sorocaba, interior de São Paulo, tem outra apaixonada por joias que trocou de lado no balcão. Graziella Nunes Pereira comanda um quiosque no Pátio Cianê e já envolveu toda família no novo projeto. “Como já trabalhava em uma joalheria eu sabia que seria um bom negócio. Após um tempo de pesquisa escolhi a Convex. Acho que para joias vale o toque feminino no negócio, pela delicadeza e por ser produto muito usado por nós mulheres”, revela a empresária. “Estou iniciando e me dedico em tempo integral. Como escolhi ser dona do meu próprio negócio, conversamos bastante com a  família e pedi o apoio de todos nesse início até a empresa se fortalecer”, conclui Graziella.



Website: http://www.convexbrasil.com.br

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