Releases
29/09/2017 17:23

7 itens que devem ser considerados na hora de escolher o seu gateway de pagamento


(DINO - 29 set, 2017) - Um dos principais elementos para a realização das transações para o e-commerce que já realiza um médio ou grande volume de vendas é dispor de um bom gateway de pagamento. Toda loja que alcança esse nível de mudança de patamar se depara com a necessidade de encontrar uma solução mais barata que os intermediadores, ou seja, chega a hora de contratar uma dessas ferramenta. Mas, diante de tantas ofertas do mercado, como encontrar a mais adequada para as necessidades do lojista?Gateway de pagamento é uma interface que efetua todos os processos relacionados à transferência, gestão, envio e recebimento das informações relativas às operações de pagamentos, fazendo a conexão tecnológica entre as lojas e as operadoras financeiras, incluindo bancos e adquirentes. Portanto, é como contratar uma maquininha de cartão, e envolve a procura por taxas mais competitivas para não comprometer o percentual de lucro.Confira a seguir o que o lojista deve considerar na hora de escolher a solução ideal: CompatibilidadeO primeiro requisito é verificar se o gateway é compatível com a plataforma de e-commerce, essencial para o funcionamento das ferramentas em harmonia. Atualmente, os maiores gateways têm compatibilidade, proporcionando um grande leque de escolhas. Porém, novas soluções surgem a cada dia e algumas podem não estar preparadas para serem incorporadas por determinadas lojas.IntegraçãoTão importante quanto a compatibilidade é a aplicação dessa interface com os diversos tipos de ambiente da internet. Esse item é importante porque, quando maior a operação fica, mais necessidades por outros serviços são identificadas. Nessa hora é importante contar com um gateway que tenha uma fácil integração com uma solução antifraude eficiente, por exemplo, ou com outros parceiros que ofereçam diferentes opções de pagamentos.RecursosEssa é uma questão que merece bastante atenção. Compreenda que os recursos existentes visam facilitar a gestão de vendas e também a experiência dos consumidores. Portanto, são funcionalidades que devem ser consideradas: painéis de controle; relatórios gerenciais; recuperação de vendas; análise informativa em tempo real; compras com apenas um clique; divisão do valor para pagamento em diferentes cartões, entre outros.SegurançaO gateway escolhido deve estar de acordo com as normas de segurança internacionais exigidas pelo setor. Entre elas, está a certificação PCI-DSS, que faz o armazenamento legal dos dados que se referem aos cartões de crédito, assegurando as transações. Isso é essencial para que as lojas possam disponibilizar o pagamento com um clique e outros recursos, como a quitação por cartão de débito por meio de token enviado pelo banco emissor.Prevenção de fraudesEmbora essa não seja uma responsabilidade dos gateways, alguns oferecem recursos que ajudam a detectar os atos fraudulentos, como o Sistema de Verificação de Endereço (AVS). Ferramentas como essa comparam as informações do emissor do cartão com o endereço da fatura, rejeitando as compras nos casos em que os dados são divergentes.SuporteUm suporte técnico de qualidade é essencial para contornar eventuais problemas. Por mais afinada que seja a operação de uma loja, vendas on-line são processos tecnológicos que estão sujeitos a imprevistos a qualquer momento. Por essa razão, é importante optar por um gateway que ofereça um atendimento multicanal, de alta disponibilidade e eficaz, para que as vendas não sejam perdidas.CustosOs valores costumam variar bastante entre as empresas fornecedoras e têm relação direta com a inclusão de condições adicionais. Entre as tarifas que podem envolver a contratação estão taxa de implantação ou kick off, mensalidade ou anualidade (geralmente baseado no volume de transações processadas), taxas por operação e de retirada (cifra requerida quando houver a transferência de valores para sua conta bancária) e os chargebacks (estorno de compras contestadas). A sugestão é fazer as contas e comparar os recursos que atenderão as necessidades, para então realizar o investimento na solução mais adequada.*João Barcelos é CEO da MundiPagg, empresa responsável por 40% das transações do e-commerce no país ? www.mundipagg.com

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso