Política
21/06/2022 10:56

MME/Sachsida: Não é possível interferir em preço do combustíveis, não está no controle do governo


Por Amanda Pupo e Marlla Sabino

Brasília, 21/06/2022 - O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou nesta terça-feira, 21, não ser possível interferir no preço dos combustíveis, e que tal questão "não está no controle do governo", mesmo que a União seja o acionista majoritário da Petrobras. "Honestamente, preço é questão da empresa, não do governo", disse o ministro, emendando que existem marcos legais que impedem a intervenção do Executivo na administração da empresa. As afirmações foram feitas em audiência pública na Câmara dos Deputados, que acontece em meio a pressão do governo e da cúpula do Congresso contra a Petrobras, após a petroleira não ceder a pressões e reajustar o preço dos combustíveis.

"Entendo que muitos dos senhores são cobrados, difícil para população entender porque não intervimos", disse Sachsida. Ele ainda afirmou "existe sim" um problema de tributação no preço dos combustíveis, e lembrou a iniciativa do governo de reduzir impostos federais e de limitar a tributação pelos Estados. Segundo o ministro, tais ações encontram respaldo em países europeus e estados americanos, que tentam também "diminuir" os efeitos da guerra na Ucrânia.

"Tão logo começa a guerra na Ucrânia ocorrem dois movimentos que nos afetaram muito, o primeiro escalada do preço do petróleo, e o segundo movimento, deslocamento do preço do diesel em relação ao preço do Brent. Empresas saíram da Rússia por questão de credibilidade, mas quando saíram da Rússia essas refinarias acabaram ficando um pouco pra trás, capacidade de refino caiu um pouco e preço do diesel acabou aumentando em relação ao Brent", disse o ministro, voltando a ressaltar que o Executivo e Legislativo "estão trabalhando juntos para amenizar efeitos da crise". "Estamos trabalhando para que medidas aprovadas sejam corretamente implementadas pelos entes subnacionais".

Contatos: amanda.pupo@estadao.com e marlla.sabino@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso