Política
12/08/2020 18:08

Senado convoca sessão para votar risco hidrológico amanhã


Por Daniel Weterman e Anne Warth

Brasília, 12/08/2020 - O Senado convocou uma sessão para votar nesta quinta-feira, 13, o projeto de lei do risco hidrológico - o chamado GSF (Generation Scaling Factor) -, conforme o Broadcast Político antecipou. A proposta, tema de um dos maiores impasses do setor elétrico nos últimos cinco anos, seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro se aprovada.

O projeto é o segundo item da pauta do Senado. O governo é favorável à medida, mas já demonstrou intenção de veto ao dispositivo que destina parte dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para o Brasduto, um novo fundo proposto para expandir gasodutos.

O projeto está parado desde março, quando foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Agora, a medida passará em uma sessão remota do plenário. O texto é defendido para gerar liquidez no setor elétrico em momento em que há expectativa de falta de recursos no setor.

O projeto propõe eliminar a disputa judicial que atualmente impede o pagamento em operações fechadas no mercado livre. Como vem ocorrendo ao longo dos últimos anos, a maior parte do valor não pago está relacionada com liminares de GSF no mercado livre (ACL), linha que já soma R$ 8,665 bilhões.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso