Economia & Mercados
13/09/2019 12:33

Mourão diz que novo secretário da Receita deve ter "capacidade de coordenação e controle"


Por Julia Lindner

Brasília, 13/09/2019 - O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, afirmou que o substituto de Marcos Cintra no comando da Receita Federal deve ter "capacidade de coordenação e controle". Mourão destacou que a decisão está "nas mãos" do ministro da Economia, Paulo Guedes, que decidirá em conjunto com o presidente Jair Bolsonaro.

“Na minha visão particular, a pessoa que tiver que ser indicada para lá tem que ter capacidade de coordenação e controle e, óbvio, bastante conhecimento do assunto”, disse Mourão ao deixar o Palácio do Planalto, nesta sexta-feira, 13.

Mais cedo, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o substituto de Cintra deve ter perfil técnico, e não político. "Acho que será perfil bastante técnico e um pouquinho, talvez, mais vinculado à própria Receita. Acho que deve ser com esse perfil", disse em entrevista à Rádio Gaúcha. O nome deve ser definido por Guedes até a próxima semana.

Como mostrou o Broadcast, o ministro da Economia pode optar por uma solução caseira para substituir Cintra no comando da Receita. O nome do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, está circulando no Ministério da Economia como uma alternativa interna para a sucessão.

Outro nome analisado por Guedes é o da advogada Vanessa Canado, da equipe do economista Bernard Appy no Centro de Cidadania Fiscal. Vanessa é professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutora em Direito.

Contato: julia.lindner@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso