Economia & Mercados
02/08/2022 12:55

Com etiquetas e tags em alta, Beontag supera R$ 3 bi de receita e compra máquina de US$ 20 mi


Por Elisa Calmon

São Paulo, 02/08/2022 - A Beontag, multinacional brasileira especializada em materiais gráficos, rótulos, etiquetas autoadesivas e inteligentes, acaba de anunciar a compra de uma nova laminadora de US$ 20 milhões. Com potencial de ampliar em 50% a capacidade de produção, a máquina chega para fortalecer a estratégia de exportação da fabricante, que atualmente vende para mais de 40 países. A redução de perdas e o menor consumo energético também motivaram o investimento.

Considerada a mais moderna no hemisfério sul, a laminadora alemã será instalada na fábrica de Colacril (PR). O investimento anunciado no maquinário é o maior já feito pelo grupo, fundado há 37 anos.

Hoje, a Beontag tem capacidade de produção de 800 milhões de m2/ano, enquanto espera alcançar a marca de mais de 1 bilhão de m2. O faturamento esperado para 2022 é entre US$ 500 milhões e U$ 600 milhões. O otimismo é apoiado pelas boas perspectivas para o setor, segundo o CEO da companhia, Ricardo Lobo.

“Mesmo em cenários de crise, o segmento se mostra resiliente e tem crescido de forma saudável globalmente”, afirma. Segundo ele, a demanda foi impactada positivamente no período da pandemia, por conta do maior consumo de produtos que utilizam rótulos, com destaque para o e-commerce. Ele estima que cerca de 30% a 40% do negócio da companhia têm relação com vendas digitais e logística.

As etiquetas inteligentes, que permitem conectar informações dos itens à nuvem, são uma das principais avenidas de negócio da Beontag. Por exemplo, as utilizadas em carros para passar por pedágios. A empresa atua também com etiquetas autoadesivas, voltadas principalmente para produtos de menor escalabilidade, como cervejas artesanais.

De olho nessas duas frentes, a multinacional brasileira tem apostado em alçar novos voos. "A nova laminadora faz parte de uma estratégia global de crescimento. Essa expansão geográfica já está em andamento e tende a continuar”, diz o COO Beontag, Thiago Horta. Atualmente, as exportações representam cerca de dois terços da receita da empresa, que conta com unidades de negócios em 12 países.

A nova laminadora chega também para apoiar a agenda ESG da companhia, por ter produção mais sustentável ao reduzir o desperdício e consumo energético. Em 2022, aproximadamente 4% do faturamento da holding (US$ 22 milhões) serão investidos em sustentabilidade ante os US$ 12 milhões aportados no ano passado.
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