Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Centro do Mundo

Veja como, sob protestos de rua, a cidade suíça de Davos se prepara para receber o presidente Donald Trump

20 de janeiro de 2026

Por Altamiro Silva Júnior

A pequena cidade de Davos vira o centro do mundo uma vez a cada ano. Em 2026, desde domingo passado observa, coberta de neve, a chegada das delegações de mais de 130 países participantes. O policiamento está bastante reforçado. Afinal, são mais de 60 chefes de Estado este ano, com a prometida presença de Donald Trump.

Ele, aliás, foi protagonista de um pequeno protesto ocorrido na rua principal. Participavam cerca de 30 pessoas. Um homem com uma peruca cor de laranja, imitando o cabelo de Trump, e um nariz de palhaço segurava um cartaz com o símbolo nazista ao lado da bandeira dos Estados Unidos. Já uma mulher tinha um panfleto escrito “Sem reis”. Em outro cartaz, um homem pedia o fim do patriarcado. Na véspera, em Zurique, também houve um protesto contra Trump.

Os relatos a jornalistas é o de que membros do serviço secreto dos Estados Unidos estão na cidade há uma semana, vasculhando lugares públicos e monitorando o espaço aéreo. Também monitoram as estradas e linhas de trem que dão acesso ao local.

Trump chega a Davos em meio a aumento da tensão geopolítica no mundo, com seu governo retirando Nicolás Maduro da Venezuela e impondo a oito países europeus tarifas, simplesmente por não apoiarem sua decisão de os Estados Unidos ficarem com a Groenlândia.

Além da segurança reforçada, a principal rua de Davos, a Promenade, está tomada pelas casas, que são stands de vários países, feitas para atrair investidores. A do Brasil ocupa espaço grande, seguida por outras nações, como Bélgica, Indonésia, África do Sul, Nigéria e até o Curdistão.

A Brazil House, que pelo segundo ano consecutivo ocupa a rua principal da cidade, vai receber uma série de eventos nos próximos dias, que incluem a participação do presidente da Vale, Gustavo Pimenta, e do BTG, Roberto Sallouti. Já as casas de empresas, como não poderia deixar de ser nos tempos atuais são dominadas pelo setor de tecnologia: Amazon, Uber, Meta e TikTok.

Veja também