Releases
07/02/2018 19:01

Growth Hacking, o tema que atrai curiosos, vem ganhando força na Baixada Santista


Santos, SP--(DINO - 07 fev, 2018) - Apesar de já ser famoso mundo afora, o termo Growth Hacking ainda pode ser considerado como algo novo na região da Baixada Santista e vem atraindo curiosidade. A nova estratégia une as áreas de marketing, produtos, vendas, atendimento ao cliente e TI.

Entenda o que é Growth Hacking

A palavra Growth significa crescimento e Hack significa espaço, lacuna, brecha. O termo Growth Hacking tem como significado buscar essas lacunas para otimizar o crescimento. Ele se baseia em otimizar o uso das ferramentas digitais para obter um melhor resultado crescente, gastando menos tempo e investimentos.

Muitas startups de uns anos para cá estão buscando Growth Hackers para alavancarem as vendas de produtos e serviços no mercado. Empresas como o Facebook, Dropbox, Twitter, Uber, Airbnb utilizam o "mindset" de Growth Hacking para alavancarem seus resultados.

O mindset de um Growth Hacker vai desde mudar a cor ou posicionamento de um botão em um site para aumentar a conversão de vendas, até mesmo realizar ações para captura de leads, criação de mailing, entre outras com foco no crescimento dos resultados da empresa.

Um exemplo do Growth Hacking é o case do Hotmail, que em 18 meses passou de zero usuários, a doze milhões sem gastar quase nenhum dinheiro comparado às empresas concorrentes que não obtiveram o mesmo sucesso. O hack utilizado foi uma simples mensagem embutida nos e-mails com um link de cadastro "Get your free email at Hotmail" (Consiga um e-mail gratuitamente no Hotmail) transformando assim cada usuário em um vendedor do produto que estava utilizando, ao mesmo tempo em que mostrava que o serviço funcionava perfeitamente.


Growth Hacking na Baixada Santista


A Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC) foi pioneira na realização do primeiro curso na região com o tema Growth Hacking.

Com a abertura dos cursos de férias da ESAMC Santos, a faculdade viu a oportunidade de trazer esse curso para a Baixada Santista e convidou a profissional Karina Martins para ministrar as aulas de 15 a 19 de janeiro. Karina possui experiência no tema, é professora e palestrante de Marketing Digital, vencedora de Hackathons e líder do GBG São Paulo (Google Business Group). O curso abordou os conceitos teóricos, atividades práticas, insights e cases de sucesso.

"Não é preciso ser um hacker ou saber programar para desenvolver ações de Growth Hacking. Ele está muito mais atrelado a um mindset, uma forma de pensar, do que à programações mirabolantes. As ferramentas fazem parte do processo e auxiliam no crescimento, mas a verdade é que sem estratégia, elas não resolvem nada ", afirma Karina.

"Você pode aumentar as suas vendas simplesmente usando ferramentas integradas ao seu Gmail para monitorar mensagens enviadas. Por exemplo, você pode instalar uma extensão no seu e-mail que vai mostrar se o cliente abriu sua proposta com orçamento, quantas vezes abriu, em que datas, horários, dispositivos e até localização. Com essas informações você obtém uma ideia sobre o interesse do cliente e desta forma estabelece um novo contato mais direto para fechamento da venda", comenta a professora do curso.

Para criar uma ação de Growth Hacking eficiente é necessário compreender e analisar alguns fatores, como: qual o problema a ser resolvido, qual o canal ideal para seu negócio, quais suas hipóteses para este canal, cronograma, custo das ações e como serão mensurados os resultados. Growth Hacking se baseia em métricas e dados, não em achismos. É importante um monitoramento constante das ações e resultados.

Participaram do curso de Growth Hacking, profissionais e universitários das áreas de Comunicação e Marketing, que buscavam atualização sobre novas estratégias e ferramentas, para implementarem os conhecimentos nas agências e empresas em que atuam, já que muitas delas ainda desconhecem o método.

"Growth Hacking, é a melhor forma para quem procura agilidade no trabalho, usando cada processo que ele oferece se torna mais fácil cumprir cada etapa a ser desenvolvida. Vou usar com clientes tanto na hora da prospecção, quanto para engajamento. Além das sensacionais ferramentas, aprendemos como cada passo do planejamento precisa ser elaborado", comenta uma das aluna do curso, a publicitária Kalliny Aparecida.

"Aprendi mais coisas úteis no curso do que em 5 anos de faculdade! Me deu uma boa direção no que fazer, por que fazer, como fazer... Organizei e aprendi melhor como me planejar e executar ações estratégicas, além de poder aplicar todo o conteúdo do curso em meu negócio e na minha vida profissional. Saí do curso com vontade de aprender mais sobre o assunto e falar para todo mundo o que é Growth Hacking!", comenta Ana Laura Lobo Gonçalves, aluna do curso e empreendedora.

Durante o curso o entusiasmo e engajamento foi tão forte, que os alunos em conjunto com a professora decidiram que este conhecimento não deveria terminar ali ao final das aulas e que o mesmo deveria ser compartilhado com mais pessoas. Diante do pioneirismo sobre o tema na Baixada Santista, resolveram criar uma comunidade de Growth Hackers para levar o conhecimento a outras pessoas, incentivando novos empreendimentos no cenário digital, utilizando o Growth Hacking em startups, projetos e empresas e auxiliando no desenvolvimento de negócios locais.

O grupo pretende criar eventos para promover o tema, como: palestras, meetups e novos cursos, além de conteúdos online, para que mais pessoas possam aprender sobre o assunto e participar das ações da comunidade.

Para fazer parte da comunidade de Growth Hackers na Baixada Santista, ficar por dentro do assunto, participar de discussões sobre o tema e até mesmo indicações de vagas de emprego, você pode solicitar entrada no grupo no Facebook. Para dúvidas e informações sobre cursos, palestras e eventos você pode enviar um email para growthhacking.baixadasantista@gmail.com. Em breve estará no ar o site da comunidade www.growthhackingbs.com.br



Website: http://www.growthhackingbs.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso