Releases
19/02/2018 12:02

Plataforma digital lança versão em espanhol e passa a resolver o problema de máquinas não adequadas à NR12


Caxias do Sul, RS--(DINO - 19 fev, 2018) - Publicada em 2010, a NR12 é uma norma de segurança que exigiu readequações bem específicas de uma grande quantidade de maquinas em operação no Brasil. E o prazo para adequação já se esgotou, e quem não estiver em conformidade com a norma está sujeito a todas as penalidades previstas em lei.

Além do prejuízo à sua imagem e reputação, as irregularidades resultam em várias punições, como multas, interdição de equipamentos ou das instalações da empresa, proibição de participar de licitações públicas e até prisão.

Estar em conformidade com a NR-12 é fundamental para não ter problemas com o ministério do trabalho e não ser autuado pelos auditores fiscais.

Essa norma de segurança que exigiu readequações bem específicas de uma grande quantidade de maquinários. No entanto, como explica Rafael Davi Valentini, CEO de OSucateiro.com, as adequações demandam custos muito altos e a maioria das indústrias considerou mais vantajoso comprar máquinas novas.

"Isso criou um verdadeiro cemitério de máquinas em todo o país. Há empresas com vários pavilhões inteiros, cheio de equipamentos dos mais diversos, como prensas hidráulicas, guindastes, injetoras, perfiladeiras, plataformas, etc." - Ressalta Rafael Davi Valentini, CEO do OSucateiro.com

Porém existe uma saída. Já que essas máquinas fora de norma não podem ser comercializadas no território brasileiro, o artigo 12.2ª da NR12 relata claramente que o equipamento pode ser encaminhado para a exportação:

"12.2A As máquinas e equipamentos comprovadamente destinados à exportação estão isentos do atendimento dos requisitos técnicos de segurança previstos nesta norma. (Inserido pela Portaria MTE n.º 857, de 25/06/2015)"

Para resolver este grande problema das empresas em dar destino a esse maquinário parado, OSucateiro.com expandiu a plataforma e criou o ElChatarrero.net, a mesma plataforma em espanhol, voltada inicialmente para os países vizinhos, onde a máquina fora da NR12 pode ser comercializada.

A expectativa é comercializar o maquinário especialmente para países como Argentina, Colômbia, Paraguai, Bolívia, Uruguai e Chile.

A exportação das máquinas é a forma de movimentar um patrimônio muito valioso, que atualmente está parado, sendo considerado por muitos como sucata, mas tendo ainda muito valor e possibilidades de incrementar e qualificar a produção.

"As empresas que quiserem negociar essas máquinas terão toda a segurança, já que a oferta não estará disponível para compradores com o endereço no Brasil" - ressalta Valentini.

Outro grande diferencial que OSucateiro.com tem, é a viabilização da exportação para empresas que não tem uma estrutura para exportação.

A empresa que está vendendo utilizará a estrutura de empresa comercial exportadora do OSucateiro.com para realizar todo o trâmite de exportação, emitindo somente uma NF de venda nacional para OSucateiro.com, e a plataforma fará a exportação da sua máquina para a empresa compradora depois de receber o valor negociado, e consequentemente a operacionalização do pagamento do valor para a sua empresa após o embarque.

Toda esta operacionalização será suportada por um contrato de compra e venda de bens para exportação.

A empresa que quer vender, terá apenas o trabalho de cadastrar o produto em português, e a plataforma traduz o seu anúncio para mais de 100 idiomas e utilizará a moeda real, aonde terá sua conversão automaticamente em dólares americanos, moeda que será a moeda da negociação.

Sobre OSucateiro.com

Fundada em 22 de fevereiro de 2016, a startup OSucaterio.com é a única no mundo a franquear um marketplace . Já são mais de 130 mil acessos em 77 países. Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, China, Canadá, Índia e Argentina são os países com a maior quantidade de acessos. No Brasil, os estados que mais acessam são Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, e Paraná.

Qualquer pessoa jurídica pode anunciar no site. São aceitos os mais diferentes tipos de produtos, desde máquinas, sucatas, peças específicas. Os itens podem ser negociados nas modalidades de leilão, venda, compra, permuta e doação.

A negociação é feita diretamente entre o vendedor e os interessados, sem interferência do site. Além do CEO Rafael Davi Valentini, integram a equipe do Osucateiro.com Diego Rossa, responsável pela Programação e Tecnologia da Informação; Rafael Nonemacher, Marketing e Comunicação; Luciano Sperotto Varalo, International Business.

Website: http://osucateiro.com

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso